A Holanda prepara a criação de um fundo de 250 milhões de euros para financiar armadores que operem nos tráfegos intra-europeus. O novo instrumento deverá estar operacional no segundo trimestre de 2018.
Para já, a Holanda recebeu a aprovação da Comissão Europeia para criar o Nesec Shipping Debt Fund (NSDF), que terá por objectivo financiar armadores que, pela sua dimensão e pela crise financeira, têm dificuldades em aceder aos tradicionais mecanismos de financiamento.
O fundo deverá arrancar com 250 milhões de euros, a captar junto de investidores institucionais. O Estado holandês garantirá até 80% desses fundos, por um período de sete anos prorrogável por mais dois, recebendo uma comissão por isso.
Na sua apreciação, a Comissão Europeia considerou que a remuneração do Estado holandês está em linha com as práticas do mercado e, logo, a garantia prestada não configura uma ajuda de Estado ilegal.
A partir daqui, a Nesec vai procurar investidores para perceber “se o fundo é ou não viável”. Se o resultado for positivo, o fundo deverá entrar em operação no segundo trimestre de 2018.