Menphis, a base de operações da FedEx, a maior companhia aérea de carga do mundo, foi ultrapassado por Hong Kong na liderança mundial dos aeroportos em tonelagem movimentada.
De acordo com os números do Conselho Internacional de Aeroportos (ACI na sigla inglesa), Hong Kong cresceu 23,2% em 2010, relativamente a 2009, tendo superado a marca de quatro milhões de toneladas movimentadas (na verdade, ficou perto dos 4,2 milhões) e ultrapassado Menphis, que se quedou nos 3,9 milhões, com uma subida homóloga de 5,9%.
O terceiro posto do ranking era ocupado, no final de 2010, por Xangai, que “disparou” 27,1% para os 3,2 milhões de toneladas, tendo ultrapassado Incheon (mais 16,1% e 2,7 milhões de toneladas) e Anchorage (mais 33% e 2,6 milhões de toneladas).
Paris-Charles de Gaulle e Frankfurt ocupam as posições imediatas e são as únicas presenças europeias nos primeiros dez aeroportos do mundo. CDG avançou 16,8% para os 2,4 milhões de toneladas e FRA progrediu 20,5% para os 2,3 milhões.
Entre os 30 maiores aeroportos mundiais, na carga total movimentada, Londres-Heathrow é 15.º (+15% para 1,6 milhões de toneladas), Amesterdão é 17.º (+16,8% para 1,5 milhões) e o Luxemburgo é 27.º (+12,2% para 705 mil toneladas).
Só a R.P. China (incluindo Hong Kong) conta cinco aeroportos no mesmo ranking. E outros nove são da região da Ásia-Pacífico.
Considerando apenas o tráfego internacional, Hong Kong continua líder (Memphis desaparece da lista), à frente de Incheon, Xangai, Dubai, Frankfurt e Paris. A presença europeia é aqui bem mais forte, contando também com Amesterdão (12.º), Londres (13.º), Luxemburgo (18.º), Liège (20.º), Colónia (21.º), Leipzig (23.º), Bruxelas (28.º) e Milão (29.º).