A União Europeia seleccionou mais 39 projectos na área da mobilidade e do transporte rodoviário para co-financiamento no âmbito do Horizonte 2020. Os projectos inserem-se nos programas Mobility For Growth (36) e Automated Road Transport (três).

Os projecto seleccionados – entre 100 candidaturas – receberão um total de 243,8 milhões de euros de co-financiamento comunitário. O prazo para a assinatura dos contratos com a INEA termina a 27 de Maio para o Automated Road Transport e a 19 de Junho para o Mobilty for Growth.

Mais detalhes sobre os projectos financiados serão anunciados após a assinatura dos contratos com a INEA. Espera-se que os projectos sejam lançados no final da Primavera.

De acordo com o comunicado da Comissão Europa, “espera-se que os projectos utilizem pesquisa e inovação em equipamentos e sistemas para veículos, aviões e embarcações marítimas que os tornem mais inteligentes, limpos, seguros e automatizados. Os projectos irão também centrar-se na investigação sobre segurança dos utilizadores da estrada, mobilidade sustentável nas zonas urbanas e mobilidade eléctrica inteligente nas cidades, melhoria do desempenho dos sistemas logísticos e resiliência e optimização das infra-estruturas de transportes”.

 

Comments are closed.