A União Europeia lançou três chamadas de financiamento, no âmbito do Horizonte 2020, nas áreas de veículos verdes, crescimento azul (transporte marítimo) e smart cities. Ao todo, serão disponibilizados 210,5 milhões de euros.
A maior fatia dos fundos, 133 milhões de euros, será para propostas de investigação e inovação em veículos movidos a combustíveis alternativos, híbridos e eléctricos, incluindo os pesados, assim como em infra-estruturas de carregamento rápido. O prazo limite para se submeterem as candidaturas termina a 1 de Fevereiro de 2017.
A chamada relacionada com as cidades inteligentes tem uma dotação de 69,5 milhões de euros. Este financiamento procura cidades com mais tecnologia, que devem desenvolver soluções inteligentes e orientadas para o utilizador e para a procura que possam ser replicadas em outras urbes europeias. Dos referidos 69,5 milhões de euros, 12 a 18 milhões serão alocados a projectos individuais. As candidaturas terminam a 1 de Fevereiro de 2017.
Por fim, os desenvolvimentos relacionados com o crescimento azul têm uma dotação de financiamento de oito milhões de euros. Com candidaturas abertas até 14 de Fevereiro de 2017, esta chamada procura propostas que abram caminho para aplicação comercial de tecnologias que melhorem a forma actual de observação, vigilância e monitorização marinha na Europa, assim como apoiar negócios e serviços no espaço marítimo.
Mais informações sobre estas três chamadas do Horizonte 2020 aqui.