O projectado “hotel” logístico multimodal de Chapelle International, em Paris, deverá entrar em exploração em Setembro de 2017.

Hotel Logistico de Paris

A Sogaris Paris, a promotora, responsável por projectos de logística urbana, acaba de contratar a compra de um terreno de 2,4 hectares na área da Gare du Nord, a uma filial da SNCF Immobilier.

O objectivo da Sogaris é a construção de hub multimodal com 40 000 metros de superfície, que acolherá uma incubadora de empresas dedicadas à logística ou à mobilidade sustentável, espaços logísticos subterrâneos, um data center, escritórios e centros de formação.

A ideia é que a plataforma sirva de ponto de recepção de mercadorias (que ali poderão chegar por comboio) e de ponto de partida para a distribuição urbana em Paris utilizando veículos “limpos” (eléctricos, GNV, GNL, híbridos,…).

Além disso, a estrutura contará com espaços para a prática de desporto, restaurantes e hortas comunitárias, os quais serão geridos autarquia de Paris.

O “hotel” logístico multimodal de Chapelle International é um projecto desenvolvido pela Sogaris Paris em parceria com a Ports de Paris e a Caisse des Dépôts et Consignations. O investimento previsto ronda os 58 milhões de euros.

A gestão/exploração do terminal deverá ser concessionada, para o que decorre entretanto o respectivo concurso.

 

Os comentários estão encerrados.