O Parlamento de Hamburgo aprovou a entrada da MSC no capital da HHLA, o maior operador de terminais do porto da cidade. Falta o ok de Bruxelas.
A maioria SPD/Verdes no Parlamento de Hamburgo impôs-se e aprovou, com 105 votos a favor e 33 contra (todos os da Oposição), o acordo que permitirá a MSC ficar com 49,9% da HHLA. A Cidade de Hamburgo manterá os restantes 50,1%.
Deu-se, assim, mais um passo num processo anunciado em Setembro do ano passado. Mas ainda falta a aprovação por parte da Comissão Europeia.
Ao abrigo do acordo estabelecido, a MSC comprometeu-se a aumentar a movimentação de contentores na HHLA para um mínimo anual de um milhão de TEU e a instalar em Hamburgo a sua nova sede alemã, que empregará entre 500 e 700 pessoas.
Além disso, a MSC e o Município de Hamburgo deverão investir conjuntamente 450 milhões de euros num aumento de capital da HHLA e 775 milhões de euros nos terminais de contentores e rede intermodal até 2028.
O acordo prevê ainda que os terminais da HHLA manter-se-ão abertos a trabalhar com todos os operadores.
Hamburgo, recorde-se, é a sede da Hapag-Lloyd, mas deverá perder movimentos da companhia germânica quando arrancar a aliança Gemini com a Maersk, que aposta noutros hubs.