A Hutchison Whampoa Limited pretende cotar em Bolsa a sua holding para o negócio portuário, com o objectivo de financiar novos investimentos.
A Hutchison Port Holdings Management, número um mundial entre os operadores de terminais de contentores, será cotada na Bolsa de Singapura, sob a nova denominação de Hutchison Port Holdings Trust (HPH Trus).
A Hutchison Whampoa Limited pretende manter uma participação de pelo menos 25% no capital da nova cotada. Actualmente controla 80%, depois de ter vendido 20% à PSA de Singapura, número dois no ranking mundial.
A anunciada IPO poderá render seis mil milhões de dólares (o que a tornará a maior operação do género realizada em Singapura), que serão destinados à expansão dos negócios portuários e outros da Hutchison Whampoa.
A HPH Trust opera terminais em 51 portos, em 25 países, na Ásia, Médio Oriente, Europa, África, Américas e Australásia.
No arranque do ano, a Hutchison Port acordou pagar 732 milhões de dólares à China Resources para ampliar as suas posições nos terminais de Hong Kong e de Schenzhen. O negócio com a empresa pública chinesa permitirá à companhia aumentar para 53,4% a sua posição no Yantian International Container Terminals, em Schenzhen, e passar a deter 76,5% do Hong Kong Internacional Terminals.