A Hutchison Ports recebeu “luz verde das autoridades holandesas para adquirir o terminal de contentores APM Terminals Rotterdam à Maersk.
A autoridade da Concorrência (ACM) dos Países Baixos autorizou a Hutchison Ports Netherlands, companhia-mãe do Europe Container Terminals (ECT), a comprar o APMT Rotterdam.
Após o negócio, a ECT será proprietária dos terminais ECT Delta, ECT Euromax e APM Terminals Rotterdam no principal porto holandês.
Em simultâneo, a APM Terminals e a Rotterdam World Gateway continuarão a operar em Roterdão, dado que cada uma dessas companhias tem um terminal de contentores em Maasvlakte II.
A autoridade holandesa não prevê que a compra da APMT Rotterdam pela Hutchinson Ports tenha efeitos significativos sobre a concorrência. “Após a aquisição, haverá concorrência suficiente neste sector entre as três companhias de serviços de terminais activas no porto de Roterdão”, refere, em comunicado, o presidente da ACM, Martijn Snoep.
A entidade indica que, na sua investigação, analisou sobretudo a concorrência entre os serviços de terminal para contentores que são enviados directamente para outros destinos na Europa. Muitos contentores são enviados do porto de Roterdão para destinos na Bélgica, Alemanha e França, por exemplo, em camiões, comboios ou batelões, de acordo com as autoridades holandesas. A investigação da ACM revela que a quota de mercado do grupo ao qual a ECT pertence aumentará apenas ligeiramente como resultado da aquisição. Esse é o motivo pelo qual essa mudança “levará apenas a uma pequena mudança no cenário competitivo”, segundo Snoep.
A ACM destaca que as companhias de transporte marítimo estão optimistas com os desenvolvimentos actuais e esperam que a aquisição da APMT Rotterdam resulte em capacidade adicional, enquanto as companhias de serviços de terminais também esperam que a concorrência se intensifique.