A Hyundai entregou na Suíça os primeiros dez Xcient Fuel Cell, os primeiros camiões de pilha de hidrogéni109o produzidos em série no mundo.
Ainda este ano, a Hyundai prevê entregar umas 50 unidades do modelo, com os planos de produção a apontarem para 1 600 camiões a hidrogénio até 2025.
Os veículos agora entregues estão equipados com um sistema de pilha de combustível de 190 kW, composto por duas pilhas de 95 kW cada. O hidrogénio é armazenado em sete tanques de 32,09 kg, que podem ser cheios entre oito a 20 minutos, e que garantem uma autonomia de 400 quilómetros.
A Hyundai está, entretanto, a trabalhar num tractor que terá uma autonomia de mil quilómetros, destinado aos mercados europeu e norte-americano.
A produção em série deste camião é um passo significativo para a adopção do hidrogénio como combustível rodoviário. Para acelerar a transição, a Hyundai firmou recentemente uma parceria com a sueca H2 Energy para disponibilizar aos operadores camiões a hidrogénio em regime de aluguer.