A Hyundai apresentou uma imagem 3D do novo camião com sistema de alimentação fuel cell, cujo lançamento está previsto para 2019.

Camião Hyundai fuell cell estreia-se na Suiça

Depois do ix35 Fuel Cell e do NEXO, a Hyundai assinala mais um marco na vanguarda da tecnologia de pilha de combustível com a apresentação deste camião eléctrico.

Nestes veículos, a energia não é transmitida às baterias pelo carregamento de “tomada”, mas pela transformação do hidrogénio em energia. A vantagem é que o carregamento é muito mais rápido, ou pouco mais lento do que abastecimento actualmente feito com combustíveis tradicionais.

O construtor sul-coreano anunciou ter chegado a acordo com a startup suíça H2 Energy, que irá preparar a rede de abastecimento e, em face disso, transportadores locais como a Coope e a Migros, entre outros, receberão mil unidades do modelo entre 2019 e 2023.

Trata-se de uma estreia europeia, adiantando-se a Hyundai a outros construtores, como a Daimler, a Tesla ou a Nikola.

As primeiras entregas da Hyundai na Suíça ocorrerão já no próximo ano e serão de unidades 4×2 de 18 toneladas (34 com reboques), equipadas com um sistema de 190 kW com duas pilhas de combustível instaladas em paralelo. A autonomia é de quase 400 km e o carregamento é efectuado em apenas sete minutos.

A Hyundai completou, há poucas semanas, a primeira viagem realizada numa auto-estrada nacional sul-coreana num camião com semi-reboque em modo autónomo. O camião Hyundai Xcient percorreu cerca de 40 quilómetros na auto-estrada que liga Uiwang a Incheon, transportando grandes volumes de forma a simular o transporte de mercadorias por semi-reboque.

 

Os comentários estão encerrados.