A IAG, que controla a British Airways e a Iberia, vai colaborar com a Comac no desenvolvimento do primeiro avião comercial chinês, com lançamento previsto para 2014.
O acordo, assinado no decurso do salão aeronáutico de Farnborough, não implica a compra de quaisquer aparelhos pela holding, mas credibiliza o projecto de Pequim de vir a concorrer com a Airbus e a Boeing no mercado mundial dos aviões para mais de 150 passageiros.
“Para nós é importante trabalhar de perto com todos os fabricantes aeronáuticos, para assegurarmos que os novos aviões satisfazem as nossas companhias e os seus clientes”, justificou um porta-voz da IAG, citado pelo espanhol “Expansión”.
Juntas, a British Airways e a Iberia operam uma frota de cerca de 350 aviões Airbus e Boeing.
O projecto do C919 da Comac foi apresentado em 2009. A construtora estatal chinesa já terá garantido encomendas para cerca de 200 aparelhos, todas destinadas a companhias locais. Só o mercado chinês seria suficiente para viabilizar a empresa, mas a aposta passa por concorrer com a Airbus e a Boeing no mercado aberto.
As primeiras entregas do C919 deverão acontecer em 2016.