A IAG acordou com a Globalia a compra dos 80% que ainda não detinha na Air Europa, que manterá a marca mas passará a ser gerida pela Iberia.
A compra da Air Europa pela IAG (que controla a Iberia, British Airways, Vueling, Aer Lingus e Level) começou a ser negociada antes do eclodir da pandemia e o acordo chegou a ser anunciado em Janeiro do ano passado. Porém, só agora avança, dependendo ainda das autorizações das autoridades competentes.
A IAG acordou agora comprar por 400 milhões de euros os 80% que lhe faltavam no capital social da Aer Lingus, valorizando a companhia em 500 milhões. Os restantes 20% já eram seus, resultado da conversão em capital de um empréstimo de 100 milhões de euros.
Na prática, portanto, mantém-se o preço anunciado há um ano, mas que é cerca de metade do valor inicialmente falado, porque no entretanto a Air Europa teve de ser resgastada pelo estado espanhol.
De acordo com a informação transmitida à Comissão Nacional de Mercado de Valores espanhola, a primeira tranche de 200 milhões de euros será paga quando forem dadas as necessárias autorizações para a concretização do negócios. Serão 100 milhões em dinheiro e 100 em acções. Os restantes 200 milhões serão pagos em duas vezes, quando se completarem dois e três anos sobre a aprovação da operação.
Como sempre tem acontecido nas aquisições da IAG, a marca Air Europa manter-se-á, mas sob a gestão da Iberia.
A compra da Air Europa é considerada “estrategicamente importante” para a holding liderada pelo espanhol Luis Gallego, uma vez que reforça a sua posição no hub de Madrid e porque lhe permite crescer na América Central e do Sul e Caraíbas e aumentar as ligações com a Ásia.
A Air Europa opera uma frota de 50 aviões e tem 15 encomendados.