A holding IAG está a negociar com a AENA a criação de um hub transcontinental de carga aérea no aeroporto de Madrid.
A pandemia de Covid-19 despertou a IAG para o negócio da carga aérea, e daí que a holding que concentra a British Airways e a Iberia, entre outras, esteja agora apostada em desenvolver um hub em Barajas.
Na prática, trata-se de recuperar, actualizando-o, um projecto da Iberia, velho de dez anos, que apontava precisamente para a criação de uma plataforma de carga aérea no aeroporto da capital espanhola e, com isso, para o aumento da carga ali movimentada, de 200 mil para 650 mil toneladas/ano.
Na altura, o investimento rondava os 100 milhões de euros, com a Iberia a pagar 60 milhões e a AENA a assumir o restante.
O processo não avançou então, mas agora, quer a IAG, quer a gestora aeroportuária estão mais sensíveis aos negócios das logística e da carga aérea.
O renovado projecto prevê a construção de uma plataforma logística automatizada e com a última tecnologia em matéria de armazenamento e manutenção de mercadorias refrigeradas.
A localização desejada será uma área de 92 mil metros quadrados localizada entre a pista Sul e as instalações de manutenção da Iberia. em La Muñoza.
A ideia será transformar Madrid num hub de primeira grandeza para os tráfegos entre a Ásia, a Europa e a América, e entre a Europa e a África. Uma placa giratória capaz de concorrer com os grandes aeroportos europeus, casos de Paris-Charles de Gaules, Schipol ou Frankfurt.
O projecto já terá sido apresentado ao governo espanhol, até para poder beneficiar de co-financiamento europeu. Contando com esse apoio, a IAG assumirá a maior fatia do investimento e a AENA assegurará o resto.
Na carga aerea Lisboa está parad há decadas. A DHL aguarda há quase 20 anos s licenca de construção do seu HUB , sendo unica capital sem investimento ao contratio do Porto que já vai receber mais 25 milhoes de euros em 2023. Porque tanta corrupção de Costa e Medina no aeroporto ??
… há quase 10 anos …