Pelo oitavo mês consecutivo, em Julho o mercado mundial de carga aérea cresceu a dois dígitos, anunciou a IATA.
2024 encaminha-se cada vez mais para ser um ano excepcional na carga área mundial. Em Julho, o mercado cresceu 13,6%, em termos homólogos, com a procura a atingir picos de 2021.
Na Europa, o crescimento da procura atingiu os 13,7%, puxado pelas rotas Médio Oriente – Europa (onde se chegou aos 32,2%) e Europa – ÁSia (+17,9%).
Em termos globais, a oferta de capacidade cresceu 8,3% em Julho (12,8% na capacidade de porão e 6,9% nos cargueiros), com a IATA a salientar a expansão da oferta de cargueiros, depois do “salto” verificado em Janeiro passado.
Na Europa, a oferta de capacidade cresceu 7,6% em termos homólogos.
O load factor aumentou para 44,4%, situando-se em 49,6% na Europa (o melhor resultado de todas as regiões).
No acumulado dos primeiros sete meses de 2024, a IATA assinala um crescimento da procura na casa dos 13,4%, com a oferta a subir 9,2% e a taxa de ocupação a fixar-se nos 45,3%.
As companhias europeias registaram crescimentos de 14,1% na procura e de 9,7% na oferta, com o load factor a tocar os 53,5%.
“O negócio de carga aérea continua a beneficiar do crescimento do comércio global, da expansão do comércio electrónico e das restrições de capacidade no transporte marítimo. Com a época alta ainda por vir, este prepara-se para ser um ano muito forte para a carga aérea. E as companhias aéreas provaram ser hábeis a navegar entre as incertezas políticas e económicas para responder com flexibilidade às tendências emergentes da procura”, comentou Willie Walsh, director-geral da IATA, citado num comunicado da organização.
Lisboa continua a ser a capital europeia menos competividade na logistica aérea por culpa dos sucessivos governos e presidentes da camara. Deixaram durante décadas que terrenos à volta do aeroporto fosssem comprados por privados, impossibilitando a construção de terminais para construir novo hub de carga aérea. Assim por corrupção e falta de planeamento perdemos a competividade para Madrid e outras cidades !
… com menos competividade …