O mercado mundial de carga aérea cresceu em Setembro, pelo 14.º mês consecutivo, ainda que a um ritmo ligeiramente inferior (abaixo dos dois dígitos), anunciou a IATA.
Em Setembro, a procura de carga aérea cresceu 9,4%, interrompendo um longo ciclo de subidas a dois dígitos, enquanto a oferta de capacidade aumentou 6,4%. A Europa e a Ásia-Pacífico registaram os melhores resultados, com aumentos de 11,7% na procura e de 7,5% e 8,5% na oferta, respectivamente.
Apesar do abrandamento do ritmo de crescimento, o mercado mundial de carga aérea continua em níveis históricos altos, sublinhou Willie Walsh, director-geral da IATA, citado em comunicado. Os yields estão também em alta, a crescer 11,3% em termos homólogos e 50% face a 20219, acrescentou.
O tráfego intra-europeu registou o maior crescimento em Setembro (18% e já conta dez meses consecutivos de subida), seguido do Médio Oriente – Europa (+15,6%, 14 meses consecutivos de alta). O Europa – Ásia cresceu 11, 8% (e vão 19 meses a subir) e o América do Norte – Europa 3,8% (11 meses de alta).
No acumulado dos primeiros nove meses do ano, o mercado mundial de carga aérea cresce 12,6%, enquanto a oferta de capacidade se fica pelos 8,4%, daí resultando uma taxa de ocupação de 45,2%.
Na Europa, a procura cresce 13,6% e a oferta apenas 9,3%, daí resultando o melhor load factor, na casa dos 52,9%. As companhias do Médio Oriente registam o maior crescimento (16,4%), seguidas das da Ásia-Pacífico (15,6%). As operadoras da América do Norte têm a pior performance, com um ganho acumulado de 6,3%.
Aeroporto de Lisboa continuará durante muitos anos, até inauguração do NAL, a perder para o aeroporto do Porto na carga aérea porque a DHL aguarda há 10 anos licença para investir num novo HUB de carga aérea no aeroporto de Lisboa …