O mercado mundial de carga aérea cresceu 0,1% em Março, segundo os dados da IATA. Apesar da melhoria face às quebras dos quatro meses anteriores, a subida foi muito inferior aos 3,1% de incremento na capacidade.

A IATA alerta para a estagnação da carga aérea

Entre os principais mercados regionais, a Europa teve a melhor performance em Março, refere a IATA. A procura subiu 3,6% em termos homólogos, enquanto a capacidade disponível aumentou 6,4%.

A América Latina registou igual crescimento da procura, mas aí a capacidade disparou 16,9%.

Já as companhias aéreas da América do Norte registaram um crescimento de 0,4% nos volumes, contra uma subida de 2,6% na oferta.

No Médio Oriente, a procura cresceu 1,3% e a capacidade 3,8%. Em África, a subida da procura foi de 6%, percentagem inferior aos 15,2% de aumento da capacidade no mesmo mês.

Na verdade, só a região Ásia-Pacífico registou uma contracção do mercado em Março. De acordo com os dados da IATA, naquela região a procura diminuiu 3,4%, com a capacidade a baixar 1%. Mas dada a dimensão do mercado, a sua performance é bastante para influenciar os dados do sector em termos globais.

 

 

 

 

Tags:

Comments are closed.