Quinta-feira, Fevereiro 9, 2023
  • Login
Transportes & Negócios

  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    Contos impopulares [i]

    Minerais críticos – sustentabilidade das cadeias de abastecimento

    TAP: Porque não a maior companhia aérea do mundo?

    TAP: Porque não a maior companhia aérea do mundo?

    PRR, obras, conflitos e dispute boards

    PRR, obras, conflitos e dispute boards

    Ferrovia, alavanca de desenvolvimento económico

    Ferrovia, alavanca de desenvolvimento económico

    Os portos portugueses – uma década perdida

    A importância da carga e dos donos da carga

    Perigoso é o (des)conhecimento!

    Assalto às Nações Unidas

  • ENTREVISTAS
    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Joaquim Guerra, Presidente da Plataforma Ferroviária Portuguesa

    Entrevista a Joaquim Guerra (Plataforma Ferroviária Portuguesa)

  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    Contos impopulares [i]

    Minerais críticos – sustentabilidade das cadeias de abastecimento

    TAP: Porque não a maior companhia aérea do mundo?

    TAP: Porque não a maior companhia aérea do mundo?

    PRR, obras, conflitos e dispute boards

    PRR, obras, conflitos e dispute boards

    Ferrovia, alavanca de desenvolvimento económico

    Ferrovia, alavanca de desenvolvimento económico

    Os portos portugueses – uma década perdida

    A importância da carga e dos donos da carga

    Perigoso é o (des)conhecimento!

    Assalto às Nações Unidas

  • ENTREVISTAS
    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Joaquim Guerra, Presidente da Plataforma Ferroviária Portuguesa

    Entrevista a Joaquim Guerra (Plataforma Ferroviária Portuguesa)

  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
Transportes & Negócios
Sem resultados
Ver todos os resultados

IATA: falta de capacidade trava carga aérea

por T&N
30/09/2020
em Aéreo
0
Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedinPartilhar no Whatsapp

O mercado mundial de carga aérea caiu em Agosto, em boa parte devido à insuficiente capacidade, avança a IATA.

De acordo com a IATA, a procura de carga aérea continua a atenuar a quebra, mas a oferta de capacidade está a níveis muito baixos, dada a perda do espaço de carga disponível nos porões, pois os aviões de passageiros permanecem estacionados devido aos efeitos económicos da pandemia de Covid-19.

Em Agosto, a procura global caiu 12,6% face ao mesmo mês de 2019 (-14% para operações internacionais). Trata-se de uma ligeira melhoria em relação à queda de 14,4% de Julho. A procura com ajuste sazonal cresceu 1,1% em Agosto na comparação com Julho.

No que à capacidade global respeita, Agosto revelou uma descida de 29,4% face ao mês homólogo do ano passado (-31,6% nas operações internacionais), um decréscimo em linha com os 31,8% de perda observados em Julho.

A capacidade de carga disponível nos porões ficou 67% abaixo dos níveis de Agosto de 2019 (devido à existência de menos serviços de passageiros neste período de pandemia), descida que, explica a IATA, foi apenas parcialmente compensada por um aumento de 28,1% na capacidade de aeronaves apenas de carga. A utilização diária média de aviões cargueiros de grande porte é de quase 11 horas por dia, os níveis mais altos desde 2012, quando esses dados começaram a ser analisados.

Europa continua com maiores perdas

Entre os principais mercados regionais, a Europa liderou as perdas em Agosto, com um recuo de 19,3% na procura. Pior só mesmo a América Latina (-26,1%), mas esta região representa apenas 2,8% do mercado mundial (contra 23,6% do Velho Continente).

A Ásia-Pacífico registou no mês passado uma quebra de procura de 18,3%, enquanto o Médio Oriente recuou 6,8%, a América do Norte 4% e África cresceu 1%.

Do lado da oferta, a América Latina (-38,5%) teve a maior descida em Agosto, seguida de Ásia-Pacífico (-35%), Europa (-33,5%) e América do Norte (-28,2%). A região que viu a oferta baixar menos em Agosto foi o Médio Oriente (-24,2%), indica a IATA.

 

Notícias Relacionadas

Aeroporto de Bruxelas arrisca 25% das mercadorias por causa do ruído
Aéreo

Carga aérea: Europa teve o pior desempenho em 2022

07/02/2023
TAP Cargo espera operar cargueiros em Junho
Aéreo

Carga aérea crescerá 3,7% ao ano até 2041

26/01/2023
TAP Cargo espera operar cargueiros em Junho
Aéreo

Mercado de carga aérea cai em mês de pico

10/01/2023
A seguir
Autarquias investem 58 milhões na STCP

STCP perdeu 8,5 milhões de euros no semestre

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

+ Recentes

Wec Lines e Arkas reforçam em Setúbal

Setúbal recuou para 6,2 milhões de toneladas

09/02/2023
Suíços anunciam mega-parque logístico em Grândola

Suíços anunciam mega-parque logístico em Grândola

08/02/2023
TAP faz estreia mundial do A330neo

TAP terá perdido 444 milhões com troca de Airbus

08/02/2023
Transtejo lança concurso para carregar navios eléctricos

Transtejo terá quatro ferries eléctricos até ao final do ano

08/02/2023
Transportes & Negócios

Apartado 30
4585-592 Recarei
fernando.goncalves@transportesenegocios.pt

+ SECÇÕES

Combinado
Economia e Mercados
Formação
Imobiliário
Infra-Estruturas
Logística

 

Mobilidade
Pessoas
Press Releases
Tecnologia
Transportes
Shortsea
Veículos Comerciais

           SOBRE

 Quem somos
 Contactos
 Estatuto Editorial
 Ficha Técnica
 Publicidade
 Política de Privacidade
 Termos e Condições

© 2020 Transportes & Negócios - Todos os direitos reservados

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
  • ENTREVISTAS
  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N

© 2021 Transportes & Negócios | Todos os direitos reservados

Bem vindo de volta!

Login na sua conta abaixo

Esqueceu a Password?

Recupere a sua senha

Por favor introduza o seu nome de usuário ou endereço de email para redefinir a sua senha.

Log In

Adicionar Nova Playlist