Quarta-feira, Fevereiro 8, 2023
  • Login
Transportes & Negócios

  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    Contos impopulares [i]

    Minerais críticos – sustentabilidade das cadeias de abastecimento

    TAP: Porque não a maior companhia aérea do mundo?

    TAP: Porque não a maior companhia aérea do mundo?

    PRR, obras, conflitos e dispute boards

    PRR, obras, conflitos e dispute boards

    Ferrovia, alavanca de desenvolvimento económico

    Ferrovia, alavanca de desenvolvimento económico

    Os portos portugueses – uma década perdida

    A importância da carga e dos donos da carga

    Perigoso é o (des)conhecimento!

    Assalto às Nações Unidas

  • ENTREVISTAS
    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Joaquim Guerra, Presidente da Plataforma Ferroviária Portuguesa

    Entrevista a Joaquim Guerra (Plataforma Ferroviária Portuguesa)

  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    Contos impopulares [i]

    Minerais críticos – sustentabilidade das cadeias de abastecimento

    TAP: Porque não a maior companhia aérea do mundo?

    TAP: Porque não a maior companhia aérea do mundo?

    PRR, obras, conflitos e dispute boards

    PRR, obras, conflitos e dispute boards

    Ferrovia, alavanca de desenvolvimento económico

    Ferrovia, alavanca de desenvolvimento económico

    Os portos portugueses – uma década perdida

    A importância da carga e dos donos da carga

    Perigoso é o (des)conhecimento!

    Assalto às Nações Unidas

  • ENTREVISTAS
    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Joaquim Guerra, Presidente da Plataforma Ferroviária Portuguesa

    Entrevista a Joaquim Guerra (Plataforma Ferroviária Portuguesa)

  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
Transportes & Negócios
Sem resultados
Ver todos os resultados

IATA prevê baixa da carga aérea em 2023

por T&N
12/12/2022
em Aéreo
0
Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedinPartilhar no Whatsapp

O mercado mundial de carga aérea deverá estar sob pressão em 2023, com menos volumes, yields mais baixos e, logo, menos receitas, prevê a IATA.

Já para 2022, a IATA antecipa que o negócio da carga aérea deverá render às companhias receitas na ordem dos 201,4 mil milhões de dólares. Em linha com o verificado em 2021 e, mais importante, mais do dobro dos 100,8 mil milhões de dólares registados em 2019, antes da crise provocada pela pandemia.

Para 2023, as previsões são menos  brilhantes, mas muito longe de dramáticas. Desde logo, no que toca aos volumes. A projecção da associação das companhias aéreas aponta para que sejam transportados 57,7 milhões de toneladas, e lembra que em 2021 se atingiu o máximo de 65,6 milhões de toneladas.

Em baixa estarão também as margens. Os yields deverão cair, em 2023, 22,6% face a 2022, em boa parte devido ao continuado regresso ao mercado da capacidade disponível nos porões dos aviões de passageiros. Mas tratar-se-á essencialmente de uma correcção. A IATA lembra que os yields cresceram 52,5% em 2020, 24,2% em 2021 e ainda 7,2% em 2022. O que significa que mesmo em  baixa as margens de 2023 serão amplamente superiores às de 2023.

Finalmente, no que toca às receitas da carga aérea, a estimativa para 2023 aponta para uma redução de 52 mil milhões de dólares, para 149,4 mil milhões. Mas, de novo, face a 2019 ainda haverá um ganho de 48,6 mil milhões, contextualiza a IATA.

Em termos globais, a indústria do transporte aéreo deverá perder este ano 6,9 mil milhões de dólares (em 2021, os prejuízos foram de 42 mil milhões de dólares) e regressar aos lucros em 2023, com 4,7 mil milhões de dólares,

 

Notícias Relacionadas

Aeroporto de Bruxelas arrisca 25% das mercadorias por causa do ruído
Aéreo

Carga aérea: Europa teve o pior desempenho em 2022

07/02/2023
TAP Cargo espera operar cargueiros em Junho
Aéreo

Carga aérea crescerá 3,7% ao ano até 2041

26/01/2023
TAP Cargo espera operar cargueiros em Junho
Aéreo

Mercado de carga aérea cai em mês de pico

10/01/2023
A seguir
Autoeuropa escoa “excesso” de produção por Leixões

Autoeuropa escoa "excesso" de produção por Leixões

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

+ Recentes

Suíços anunciam mega-parque logístico em Grândola

Suíços anunciam mega-parque logístico em Grândola

08/02/2023
TAP faz estreia mundial do A330neo

TAP terá perdido 444 milhões com troca de Airbus

08/02/2023
Transtejo lança concurso para carregar navios eléctricos

Transtejo terá quatro ferries eléctricos até ao final do ano

08/02/2023
APSS reconverte rede de iluminação pública para led

APSS reconverte rede de iluminação pública para led

08/02/2023
Transportes & Negócios

Apartado 30
4585-592 Recarei
fernando.goncalves@transportesenegocios.pt

+ SECÇÕES

Combinado
Economia e Mercados
Formação
Imobiliário
Infra-Estruturas
Logística

 

Mobilidade
Pessoas
Press Releases
Tecnologia
Transportes
Shortsea
Veículos Comerciais

           SOBRE

 Quem somos
 Contactos
 Estatuto Editorial
 Ficha Técnica
 Publicidade
 Política de Privacidade
 Termos e Condições

© 2020 Transportes & Negócios - Todos os direitos reservados

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
  • ENTREVISTAS
  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N

© 2021 Transportes & Negócios | Todos os direitos reservados

Bem vindo de volta!

Login na sua conta abaixo

Esqueceu a Password?

Recupere a sua senha

Por favor introduza o seu nome de usuário ou endereço de email para redefinir a sua senha.

Log In

Adicionar Nova Playlist

Utilizamos determinadas tecnologias no nosso site, como os cookies, para personalizarmos os conteúdos e a publicidade, proporcionarmos funcionalidades das redes sociais e analisarmos o nosso tráfego. Clique em "ok" para consentir a utilização destas tecnologias na web. Saiba mais acerca da nossa política de privacidade clicando no botão "política de privacidade".OkPolítica de Privacidade