A Ibercargo Rail, joint-venture entre a Takargo e a Comsa Rail, prepara para Maio o arranque de um serviço semanal entre Lalin, em Pontevedra, Galiza, e Leirosa, confirmou ao TRANSPORTES & NEGÓCIOS o administrador executivo da Takargo.

O novo serviço será, em termos práticos, um desenvolvimento do projecto Woodrail, de transporte de madeira em toros da Galiza para as indústrias de pasta e papel da Figueira da Foz.

A ligação com Lalin representará a realização de cinco comboios semanais. “Actualmente estamos a fazer nove comboios semanais desde Lugo e Corunha. [Com a operação desde Lalin] teremos então capacidade para garantir 14 comboios semanais, cerca de 11 mil toneladas/semana”, especificou Miguel Lisboa.

A responsabilidade do negócio é da Ibercargo, sendo o material circulante – locomotivas e plataformas – garantido indistintamente pela Takargo e pela Comsa Rail. Note-se que ambas as companhias operam com locomotivas diesel Vossloh preparadas para circularem nas redes portuguesa e espanhola.

Tal como o TRANSPORTES & NEGÓCIOS noticiou, o projecto Woodrail esteve em destaque no recente Info Day o programa comunitário Marco Polo II, em Bruxelas. Segundo os promotores, o serviço está a cumprir mais de 95% dos objectivos propostos, apesar de algumas limitações, assim explicitadas por Miguel Lisboa:

“A infra-estrutura que liga Portugal à Galiza apresenta algumas importantes restrições de capacidade (horários e comprimento de comboios). Por outro lado, em particular na Galiza, existem pendentes elevadas (23 por mil), que criam restrições à capacidade de tracção”, afirmou o administrador executivo do operador ferroviário da Mota-Engil.

No horizonte estará ainda o arranque de um novo serviço com a Galiza, no caso com Ferrol. Mas sobre isso, Miguel Lisboa mostrou-se ainda muito reservado. “Ferrol é uma possibilidade em estudo. A concretizar, será somente depois do Verão”.

Recorde-se que a TCL, também controlada pelo grupo Mota-Engil, detém a concessão do terminal de contentores de Ferrol, com arranque de operações previsto para o segundo semestre do ano corrente. Uma coincidência, ou talvez não.

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