A IAG prepara-se para juntar mais uma companhia ao seu portefólio. A Iberia vai comprar a Air Europa por 500 milhões de euros.
O valor do negócio fica longe dos mil milhões de euros acordados há um ano. Por causa da pandemia, que degradou as condições do mercado e obrigou a Air Europa a obter do Estado um resgate de 475 milhões de euros.
Também por causa disso, os 500 milhões de euros agora acordados só serão pagos em 2026 (em dinheiro e com juros). Porque até lá haverá que pagar o empréstimo estatal.
O acordo entre a Iberia e a Air Europa está ainda dependente do ok do governo de Madrid. Que terá, desde logo, de renunciar aos dois lugares na administração da empresa.
O ministro dos Transportes de Madrid já disse, porém que a operação é estratégica para o país, pelo que o Executivo estará disponível para fazer os ajustes necessárias nas condições do resgate.
A integração da Air Europa permitirá à Iberia reforçar a sua presença no aeroporto de Madrid e a sua condição de hub nas ligações entre a Europa e a América Latina