Seis anos depois de ter iniciado as operações e ao cabo de três anos de instabilidade laboral, a International Container Terminal Services Inc (ICTSI) acordou a rescisão da concessão do Terminal 6 de Portland.

ICTSI Portland

A companhia filipina pagará 11,45 milhões de dólares (10,72 milhões de euros) ao porto dos EUA.

O acordo com o porto foi assinado no passado dia 8 pela filial ICTSI Oregon, e determina o fim da locação a 31 de Março. A companhia comprometeu-se a liquidar o valor da indemnização até àquela data.

A rescisão surge apenas seis anos após a ICTSI ter assumido a gestão do Terminal 6 de Portland, tendo o contrato de concessão de 25 anos sido assinado em Maio de 2010.

O operador de terminais enfrentou, em Portland, disputas com o Sindicato Internacional de Trabalhadores Portuários e de Armazéns (ILWU, na sigla inglesa) ao longo de mais de três anos.

Este desgaste terá contribuído para a perda de alguns clientes importantes da ICTSI no terminal de Portland. A primeira foi a Hanjin Shipping, em Março de 2015, a que se seguiu a Hapag-Lloyd, que deixou de efectuar escalas logo no mês seguinte.

Comments are closed.