A International Container Terminal Services (ICTSI) movimentou 2,5 milhões de TEU no primeiro trimestre do ano, mais 1% do que no período homólogo de 2019.
Nos resultados financeiros, o novo coronavírus acabou por ter um impacto maior para a ICTSI, que reportou uma queda de 18% nos lucros trimestrais, de 72,4 milhões de dólares (55,2 milhões de euros) no ano passado para 59,6 milhões de dólares (55,2 milhões de euros) em 2020. Não obstante, a receita no primeiro trimestre do ano em curso manteve-se estável, com 375,8 milhões de dólares a representarem uma queda de apenas 2% em relação ao período homólogo do ano anterior.
Voltando aos volumes, o pequeno aumento de Janeiro a Março de 2020 deveu-se sobretudo à contribuição de um novo terminal no Rio de Janeiro e a novos serviços em alguns terminais, “contrariados”, porém, pela queda na actividade comercial devido ao impacto da Covid-19 no comércio global. “O efeito do vírus foi sentido na parte final do primeiro trimestre e os nossos volumes ficaram em linha com os do ano passado”, comenta, em comunicado, Enrique K. Razon Jr., chairman e presidente do ICTSI.
“As regiões estão em diferentes estágios do surto viral, o que se reflecte no desempenho do nosso portefólio: a Ásia apresentou volumes mais baixos em comparação com o ano anterior, enquanto os segmentos da EMEA e das Américas ainda registaram um crescimento positivo de volume no trimestre. No entanto, as duas últimas regiões mostraram sinais de fraqueza em Março”, salienta a mesma fonte.