A Ikea contratou com a Hapag-Lloyd a utilização de biocombustíveis a 100% no transporte dos seus contentores a partir da Ásia.
O acordo vigora desde Março deste ano (apesar de só agora ter sido anunciado) e durará até Fevereiro de 2025, com a Ikea a contratar o serviço “Ship Green 100” da Hapag-Lloyd, que utiliza em exclusivo biocombustível à base de resíduos, em vez de óleo combustível naval convencional.
Com esta opção, a Ikea estima atingir uma redução de emissões de cerca de 100 mil toneladas de CO2. A multinacional sueca tem por objectivo reduzir em 70% as emissões de GEE provenientes do transporte dos seus produtos até 2030 e utilizar apenas veículos pesados e navios com emissões zero até 2040.
O produto Ship Green foi lançado pela Hapag-Lloyd para permitir aos clientes reduzirem entre 25% e 100% as emissões de CO2 nos seus transportes.
A opção Ship Green 100 é, claro, a mais dispendiosa. De acordo com a informação disponível no site da companhia alemã, o sobrecusto actual, num envio entre a Ásia e o Norte da Europa, varia entre os 165 e os 188 dólares/TEU. Sendo que o preço de referência do MFO 5% é de 556 dólares/tonelada e o do biofuel 100 atinge os 1 178 dólares/TEU.