Quinta-feira, Março 23, 2023
  • Login
Transportes & Negócios

  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    Discutir o NAL não pode ser discutir a TAP

    Mais um ano de “taxa de carbono” , e a indústria à espera de retorno

    Contos impopulares [i]

    Transtejo – Renovar a frota com um falso projeto de investimento

    O oásis Total

    O mundo novo imprevisível que já chegou

    SST do condutor

    SST do condutor

    A mudança (inevitável) na proposta de valor dos portos

    A mudança (inevitável) na proposta de valor dos portos

    Arbitragem marítima. Acidente do Prestige e decisão do TJUE

    Ficar a ver navios

  • ENTREVISTAS
    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Joaquim Guerra, Presidente da Plataforma Ferroviária Portuguesa

    Entrevista a Joaquim Guerra (Plataforma Ferroviária Portuguesa)

  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    Discutir o NAL não pode ser discutir a TAP

    Mais um ano de “taxa de carbono” , e a indústria à espera de retorno

    Contos impopulares [i]

    Transtejo – Renovar a frota com um falso projeto de investimento

    O oásis Total

    O mundo novo imprevisível que já chegou

    SST do condutor

    SST do condutor

    A mudança (inevitável) na proposta de valor dos portos

    A mudança (inevitável) na proposta de valor dos portos

    Arbitragem marítima. Acidente do Prestige e decisão do TJUE

    Ficar a ver navios

  • ENTREVISTAS
    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Joaquim Guerra, Presidente da Plataforma Ferroviária Portuguesa

    Entrevista a Joaquim Guerra (Plataforma Ferroviária Portuguesa)

  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
Transportes & Negócios
Sem resultados
Ver todos os resultados

Ikea e Inditex embarcam no comboio da KLog

por T&N
08/03/2023
em Ferroviário
0
Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedinPartilhar no Whatsapp

É da KLog uma das soluções intermodais de base ferroviária mais extensas da Europa. O comboio liga Sète a Poznan, é operado pela CFL Multimodal, e nele embarcam a Ikea e a Inditex.

O serviço arrancou em Outubro do ano passado, tal como o TRANSPORTES & NEGÓCIOS noticiou na altura, citando Egídio Lopes, da KLog, mas só agora os envolvidos divulgaram alguns detalhes sobre a operação.

E, assim, ficou a saber-se que a solução junta a Ikea e a Inditex num comboio bloco que, uma vez por semana, cobre os cerca de dois mil quilómetros que separam Espanha e Polónia em cerca de 48 horas.

O facto de ambos os grupos terem aceitado partilhar o mesmo comboio explica-se, basicamente, pela complementaridade das necessidades de cada um: a Ikea importa muito da Polónia para Espanha, enquanto a Inditex exporta muito de Espanha para a Polónia.

O comboio, operado pela luxemburguesa CFL (só o trajecto na Polónia é traccionada pela Captrain local), disponibiliza uma capacidade de transporte de 38 trailers em cada sentido. A utilização dos vagões T3000 permite o transporte de trailers P400, reduzindo os tempos de carga e descarga, numa lógica multimodal para o encaminhamento das mercadorias.

Uma lógica, que assume-o o CCO da CFL Multimodal, citado em comunicado, poderá em breve resultar na expansão do serviço com mais soluções porta-a-porta.

Para a Ikea, esta foi a primeira vez que uniu esforços com outro carregador numa solução de transporte de base ferroviária. “Só trabalhando em conjunto com os nossos nossos parceiros poderemos transformar a indústria do transporte e aumentar a quota intermodal na rede ferroviária eurpopeia”, comentou Dariusz Mroczek, Category Area Transport Manager, IKEA Supply Chain Operations, citado num comunicado da multinacional sueca.

A Ikea estima que a opção ferroviária permitirá retirar das estradas 4 500 camiões e poupar 5 100 toneladas de emissões de CO2/ano.

 

 

Notícias Relacionadas

Galp e Ikea juntas nos carregamentos eléctricos
Mobilidade

Galp e Ikea juntas nos carregamentos eléctricos

09/02/2023
KLog transporta forno de vidro de 30 toneladas
Press Releases

KLog transporta forno de vidro de 30 toneladas

08/11/2022
KLog quer chegar aos 250 milhões em cinco anos
Press Releases

KLOG aposta em contratos de energia 100% verde

02/11/2022
A seguir
Concurso para o “ferry” da Madeira continua deserto

Credores assumem controlo da Naviera Armas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

+ Recentes

Navex promove contentores inteligentes

Navex promove contentores inteligentes

21/03/2023
Grimaldi compra maioria do porto de Igoumenitsa

Grimaldi compra maioria do porto de Igoumenitsa

21/03/2023
Stakeholders do Porto de Setúbal: confiança e dinamismo em 2021

Lisnave aumenta lucros e tem “casa cheia”

21/03/2023
AEP regressa ao Cáucaso em missão empresarial

AEP regressa ao Cáucaso em missão empresarial

21/03/2023
Transportes & Negócios

Apartado 30
4585-592 Recarei
fernando.goncalves@transportesenegocios.pt

+ SECÇÕES

Combinado
Economia e Mercados
Formação
Imobiliário
Infra-Estruturas
Logística

 

Mobilidade
Pessoas
Press Releases
Tecnologia
Transportes
Shortsea
Veículos Comerciais

           SOBRE

 Quem somos
 Contactos
 Estatuto Editorial
 Ficha Técnica
 Publicidade
 Política de Privacidade
 Termos e Condições

© 2020 Transportes & Negócios - Todos os direitos reservados

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
  • ENTREVISTAS
  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N

© 2021 Transportes & Negócios | Todos os direitos reservados

Bem vindo de volta!

Login na sua conta abaixo

Esqueceu a Password?

Recupere a sua senha

Por favor introduza o seu nome de usuário ou endereço de email para redefinir a sua senha.

Log In

Adicionar Nova Playlist