É da KLog uma das soluções intermodais de base ferroviária mais extensas da Europa. O comboio liga Sète a Poznan, é operado pela CFL Multimodal, e nele embarcam a Ikea e a Inditex.
O serviço arrancou em Outubro do ano passado, tal como o TRANSPORTES & NEGÓCIOS noticiou na altura, citando Egídio Lopes, da KLog, mas só agora os envolvidos divulgaram alguns detalhes sobre a operação.
E, assim, ficou a saber-se que a solução junta a Ikea e a Inditex num comboio bloco que, uma vez por semana, cobre os cerca de dois mil quilómetros que separam Espanha e Polónia em cerca de 48 horas.
O facto de ambos os grupos terem aceitado partilhar o mesmo comboio explica-se, basicamente, pela complementaridade das necessidades de cada um: a Ikea importa muito da Polónia para Espanha, enquanto a Inditex exporta muito de Espanha para a Polónia.
O comboio, operado pela luxemburguesa CFL (só o trajecto na Polónia é traccionada pela Captrain local), disponibiliza uma capacidade de transporte de 38 trailers em cada sentido. A utilização dos vagões T3000 permite o transporte de trailers P400, reduzindo os tempos de carga e descarga, numa lógica multimodal para o encaminhamento das mercadorias.
Uma lógica, que assume-o o CCO da CFL Multimodal, citado em comunicado, poderá em breve resultar na expansão do serviço com mais soluções porta-a-porta.
Para a Ikea, esta foi a primeira vez que uniu esforços com outro carregador numa solução de transporte de base ferroviária. “Só trabalhando em conjunto com os nossos nossos parceiros poderemos transformar a indústria do transporte e aumentar a quota intermodal na rede ferroviária eurpopeia”, comentou Dariusz Mroczek, Category Area Transport Manager, IKEA Supply Chain Operations, citado num comunicado da multinacional sueca.
A Ikea estima que a opção ferroviária permitirá retirar das estradas 4 500 camiões e poupar 5 100 toneladas de emissões de CO2/ano.