O consórcio Ilsa, um dos futuros operadores privados de Alta Velocidade em Espanha, disporá de uma frota de 23 ETR1000.
A Trenitalia assinou um contrato de 797 milhões de euros com a Hitachi Rail (60%) e a Bombardier Transportation (40%) para o fornecimento de 23 comboios ETR1000 ao consórcio Ilsa, para a Alta Velocidade espanhola.
Estas unidades serão operadas pela Intermodalidad de Levante, o futuro operador privado do mercado liberalizado espanhol, propriedade do consórcio Ilsa (detido a 45% pelo grupo público italiano e a 55% pela Air Nostrum).
Projectado para operar a velocidades até 360 km/h, o ETR1000 tem como base a plataforma V300Zefiro da Bombardier, que a Trenitalia opera desde 2015 sob a marca Frecciarossa 1000. No ano passado, o operador italiano encomendou 14 conjuntos adicionais, que se juntaram aos 50 iniciais. Cinco unidades estão a ser adaptadas para uso na rota Milão-Paris e duas estão em testes em França.
Os comboios para a Ilsa também serão construídos em Itália. As composições de 200 metros de comprimento terão capacidade para transportar cerca de 460 passageiros.
A Ilsa tem como objectivo arrancar com a operação a 1 de Março de 2022 nas ligações que lhe foram atribuídas em concurso público pela Adif: Madrid-Córdoba-Sevilha, Madrid-Córdoba-Málaga, Madrid-Córdoba-Granada, Madrid-Cuenca-Valência,Madrid-Cuenca-Albacete-Alicante e Madrid-Saragoça-Barcelona.
“A liberalização das linhas europeias permite que a Ilsa ofereça novos serviços ferroviários em Espanha para incentivar ainda mais passageiros a mudar as suas viagens de carros e aviões para comboios, contribuindo para as metas de sustentabilidade global”, indica, citado em comunicado, Franco Beretta, presidente e director-geral da Bombardier Transportation Italia.