A espanhola ILSA, participada pela italiana Trenitalia, propõe-se operar serviços de Alta Velocidade entre Lisboa, Madrid e a Corunha.
O projecto da ILSA, operadora privada de serviços de Alta Velocidade em Espanha, é um dos dez projectos-piloto hoje anunciados pela Comissão Europeia, no âmbito do plano de acção para impulsionar o transporte ferroviário de passageiros transfronteiriço.
No imediato não foram adiantados pormenores sobre qualquer dos serviços seleccionados pelo Executivo comunitário. A única coisa que se sabe, porque era uma das condições para as candidaturas, é que as operações terão de arrancar até Dezembro de 2019.
A ILSA entrou no mercado espanhol de Alta Velocidade na sequência da liberalização do sector promovida pelo governo de Madrid. A empresa agrupa a Trenitalia, a Air Nostrum e a Globalvia. Opera sob a marca comercial Iryo e dispõe de uma frota de ETR 1000, capazes de transportar 419 passageiros a uma velocidade máxima de 360 km/hora.
Apesar de escolhidos no âmbito do Plano de Acção comunitário para expandir o transporte ferroviário de passageiros transfronteiriço, os projectos não poderão contar com apoios financeiros de Bruxelas. A ideia é tão-somente que a Comissão Europeia ajude a resolver os entraves ao lançamento dos novos serviços, desde logo ao nível do relacionamento transfronteiriço.
Entre os projetcos selecionados, contam-se ligações (diurnas ou nocturnas) entre Paris, Milão e Veneza, Amesterdão e Barcelona (Espanha), Amesterdão e Londres, e Munique e Roma e Milão.