O Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) lança hoje uma campanha de promoção da utilização dos transportes públicos a nível nacional.
“Com as crescentes alterações climáticas, o aumento do congestionamento, a degradação da qualidade do ar, o aumento da sinistralidade rodoviária e a crise energética, tornou-se clara a necessidade de alterar o paradigma da mobilidade”, justifica o IMT em comunicado.
Assim, a campanha “O Futuro é Coletivo” decorrerá através de “uma divulgação alargada dos benefícios [dos transportes públicos] para o utilizador”, como sendo “mais barato, melhor para o ambiente, mais tempo para o que gosta ou cómodo e seguro”.
“O transporte público é uma área chave na política de mobilidade urbana sustentável, a par da racionalização do uso do transporte individual e do estímulo aos modos ativos”, sustenta.
No documento hoje divulgado, o IMT lembra que o Programa de Apoio à Redução Tarifária nos Transportes Públicos (PART), iniciado em 2019, “levou a um aumento global de passageiros nos transportes públicos e teve um impacto significativo no financiamento do sistema de transportes”, tendo sido condicionado pela crise sanitária, verificando-se “uma diminuição da procura”.
O PART, segundo o IMT, permitiu uma poupança nos agregados familiares, com a simplificação das tarifas, atraindo “novos passageiros para o transporte público”.
“Neste contexto, é importante divulgar os benefícios do uso do transporte público colectivo para promover o regresso e atrair novos passageiros”, acrescenta.