13 de Junho é a data limite para a consulta pública do programa de concurso para a selecção de um operador de handling para os aeroportos de Lisboa e Porto, promovido pelo INAC.
Depois de Faro, o INAC prepara-se para avançar com a escolha de um operador de handling para os aeroportos de Lisboa e Porto.
Tal como em Faro, também em Lisboa e no Porto as futuras licenças serão atribuídas por um prazo máximo de sete anos, uma exigência de Bruxelas para garantir que o mercado não fica “fechado” à entrada de novos players.
Coincidência ou não, os anúncios do INAC de novos concursos para os aeroportos nacionais acontecem poucos dias depois de a Comissão Europeia ter enviado a Portugal um parecer fundamentado instando as autoridades de Lisboa a cumprirem com a liberalização do handling aeroportuário.
Em Faro existe actualmente apenas um operador de handling a terceiros, no caso a Portway, depois da saída da Groundforce. Mas em Lisboa e no Porto existem dois operadores, pelo que os concursos, a avançarem, darão lugar a um terceiro operador.
A ser assim, colocar-se-á a questão de encontrar nos terminais de carga espaço para o novo player. Uma vez que as actuais instalações apenas foram concebidas para dois operadores.