Dois meses mais tarde que o previsto, já está a funcionar a segunda, e última, fase da LGV Est-Européene, a linha de Alta Velocidade francesa que liga Paris e Estrasburgo.
Há 16 comboios diários entre as duas cidades, com a ligação mais rápida a ser feita em 1h46, contra cerca das 4 horas que durava antes da construção da linha de Alta Veocidade. A abertura da fase 2 também reduz os tempos de trânsito para ligações ao Luxemburgo, Bélgica e Alemanha.
Com 300 quilómetros de extensão, a primeira fase da linha abriu a 10 de Junho de 2007, ligando Paris e Baudrecourt. Já a fase 2 tem um total de 106 quilómetros e une Baudrecourt e Vendenheim.
O investimento na segunda fase da LGV Est-Européene ascendeu a 2 010 milhões de euros, com o governo francês a suportar 680 milhões, 16 autoridades locais e o Grão-Ducado do Luxemburgo 680 milhões, o gestor das infra-estruturas gaulês RFF 532 milhões e fundos europeus os restantes 118 milhões. A construção iniciou-se em Junho de 2010 e terminou em Março de 2015. A inauguração, prevista para Abril passado, foi adiada por causa de um acidente numa viagem de testes, ocorrido em Novembro do ano passado.
A SNCF prevê que a linha transporte 12,8 milhões de passageiros/ano em 2020, dos quais 10,7 milhões oriundos de França e os restantes 2,1 milhões de países terceiros.
O atraso