52 empresas candidataram-se na segunda convocatória aos eco-incentivos espanhóis à transferência modal das cargas, da rodovia para o short sea. A TC Cinfães volta a ser a única presença portuguesa.
Depois da novidade, que terá feito com que apenas 43 empresas se candidatassem na primeira chamada, a segunda convocatória do governo de Madrid à concessão de incentivos à utilização dos serviços de short sea à partida dos portos espanhóis atraiu mais 20% de empresas, divulgou o Ministério dos Transportes, Mobilidade e Agenda Urbana.
Puderam candidatar-se os carregadores, transportadores ou operadores de transporte de qualquer estado-membro que tenham embarcado camiões, reboques ou semi-reboques nos serviços previamente seleccionados no âmbito do programa, entre 1 de Abril de 2023 e 31 de Março de 2024. De acordo com a lista divulgada, uma boa parte são operadores de Itália (caso da TransItalia) e de França. De Portugal, surge apenas a Transportes Centrais de Cinfães.
Estavam abrangidos serviços de short sea shipping operados pela CLdN RoRo, Grimaldi Euromed, Finnlines, Brittany Ferries, Suardiaz Atlantica e Flota Suardiaz, entre os portos de Barcelona, Bilbau, Valência, Sagunto, Santander e Vigo e portos da Alemanha, Bélgica, Estónia, Finlândia, França, Irlanda e Itália.
O montante dos eco-incentivos a conceder considera apenas a redução dos custos externos do transporte em território espanhol e variam entre os 9,6 euros/unidade transportada entre Bilbau e Antuérpia, e os 128,1 euros para uma viagem Vigo-Zeebrugge.
Na primeira convocatória foram concedidos incentivos a 100 619 transportes, num total de 6,8 milhões de euros. Longe dos 20 milhões de euros disponíveis. A TC Cinfães candidatou 185 viagens e viu reconhecidas 175, a que correspondeu um incentivo de 18 195 euros.
O orçamento mantém-se para esta segunda convocatória.