Ainda não é o fim anunciado, mas para 2015 o Governo propõe-se pagar apenas 47,9 milhões de indemnizações compensatórias às empresas públicas de transportes.
A maior poupança será conseguida à conta das subconcessões dos serviços de transporte público em Lisboa e Porto. Mas os cortes serão generalizados. A SATA Internacional é a excepção, com um aumento de três milhões de euros (dez para 13).
Na capital, o Metropolitano de Lisboa será o mais afectado, passando de 32 milhões para apenas dois milhões de euros de indemnizações compensatórias. A Carris receberá três milhões (oito milhões este ano) e a Soflusa e a Transtejo um milhão cada (dois e sete milhões, respectivamente).
Na Invicta, a Metro do Porto receberá três milhões de euros (menos oito) e a STCP seis milhões (menos seis).
Na ferrovia, a CP sofrerá um corte de 19 milhões de euros nas indemnizações compensatórias (de 22 milhões para três), ao passo que a Refer contará com apenas 38 milhões (50 milhões este ano).
No transporte aéreo, e para além da SATA Internacional, a TAP manterá os três milhões de euros de indemnizações compensatórias pelo serviço público prestado, ao passo que a SATA Açores perderá o milhão que recebe.