Será desta? A espanhola Azvi anunciou ir construir um intercambiador para vagões de mercadorias na estação de Irún. Anúncio semelhante foi feito há precisamente três anos…
A ideia é “resolver” o problema das diferenças de bitolas para os comboios de mercadorias, mediante a instalação de um intercambiador que permita o ajustamento dos eixos telescópicos dos vagões.
A escolha da estação de Irún para a instalação do intercambiador tem a ver com o facto de localizar-se junto à fronteira espanhola com França e de ser ponto de passagem para os comboios de mercadorias destinados/provenientes de além-Pirinéus.
A instalação do intercambiador (a cargo da Azvi) permitirá testar em condições reais de operação a mudança de bitola dos comboios de mercadorias, sem necessidade de transferência de cargas e mudança de veículos/eixos. Com isso poupando-se tempo e dinheiro.
A ideia não é, porém, nova. Em Março de 2022, a Adif lançou um concurso para a instalação de um intercambiador para comboios de mercadorias na estação de Irún. O investimento previsto era de 746,7 mil euros e o prazo para a realização dos trabalhos era de quatro meses… Na altura, a Adif previa adquirir eixos telescópicos para os disponibilizar aos operadores de transporte ferroviário de mercadorias.
A questão das diferenças de bitola continua a dividir opiniões, entre os que defendem a urgência da migração para a bitola UIC e os que sustentam que as operações obrigatórias na fronteira entre Espanha e França são o menor dos problemas e não explicam a reduzida expressão da ferrovia no transporte de mercadorias.