Os accionistas da Intercontainer-Interfrigo decidiram a liquidação da empresa, como forma de facilitar a transferência dos activos para novos operadores. Para já, a empresa continuará a assegurar os serviços.
Em comunicado, a empresa sedeada em Basileia revelou que o objectivo primário da liquidação é a transferência das unidades de negócio, e dos respectivos serviços de transporte e funcionários, de modo mais completo possível e sem perda de clientes, para eventuais interessados.
Por isso mesmo, foi decidido manter activos, para já, os serviços de transporte da empresa, porque isso “torna a transferência dos serviços muito mais fácil”, referiu a propósito o responsável pelo processo de liquidação.
As negociações para a transferência de unidades de negócios da CIF estão já em andamento.
Durante o período de recessão de 2009, a empresa registou um prejuízo de quase 12 milhões de euros. As perdas de 2008 foram de 1,7 milhões de euros.
O presidente do Freight Rail Group (RFG), Tony Berkeley, disse que a liquidação da Intercontainer-Interfrigo constitui uma oportunidade para que empresas independentes assumam os serviços e os tornem mais eficientes: “A ICF tem vindo a contrair-se nos últimos anos pelo que a sua liquidação não terá tanto impacto como teria há cinco ou 10 anos”, acrescentou.
“Os proprietários da Intercontainer têm vindo a perder negócio de forma bastante significativa, pois não foram capazes de produzir um bom serviço a um preço justo”, acrescentou.
“A liquidação da ICF pode realmente aumentar a concorrência, mas se as empresas incumbentes, que são as donas da Intercontainer, decidirem “distribuir” o negócio entre elas, então não haverá qualquer alteração no mercado”, avisou Tony Berkeley.