Nuno Quental é um dos quatro finalistas do “2011 Young Researcher of the Year Award”, instituído pelo Fórum Internacional de Transportes da OCDE.
O investigador do Instituto Superior Técnico – CESUR de Lisboa foi escolhido pelo seu estudo sobre a influência do urbanismo e das características socioeconómicas nos padrões de mobilidade. A Área Metropolitana do Porto, no período compreendido entre 1991 e 2001, foi o objecto do estudo.
Nuno Quental irá disputar o prémio com investigadores da Turquia, Canadá e Espanha.
Este prémio do Fórum Internacional de Transportes da OCDE distingue investigadores com menos de 35 anos de idade. O objectivo é sublinhar a importância da pesquisa na formulação e implementação de políticas de transporte. O vencedor recebe um prémio de cinco mil euros, além do reconhecimento internacional.
O Fórum Internacional de Transportes da OCDE é uma organização governamental que congrega 52 países.
À edição deste ano do “Young Researcher of the Year Award” candidataram-se 40 investigadores de 22 nacionalidades e de institutos de 16 países.
O vencedor será anunciado e homenageado no decurso do encontro anual do Fórum Internacional de Transportes da OCDE, no próximo dia 25 do corrente, em Leipzig.