O porto seco da Guarda não deverá poder contar com o terminal ferroviário da cidade antes de 2023, por causa das obras na Linha da Beira Alta.
Carlos Fernandes, vice-presidente da Infraestruturas de Portugal , orador convidado no seminário de lançamento do porto seco da Guarda, iniciativa da Câmara local e da APDL, deixou claro que será muito difícil avançar com o projecto, centrado no terminal ferroviário da cidade, enquanto ali estiverem os estaleiros de apoio à modernização da Linha da Beira Alta.
Foi um “balde de água fria” para Carlos Monteiro, presidente da Câmara, e Nuno Araújo, presidente da APDL, que não disfarçaram o seu desapontamento e insistiram em que o processo é mesmo para andar, apesar das dificuldades. O autarca foi mesmo ao ponto de criticar a forma como a IP se propõe utilizar o terminal para estaleiro.
“No pior dos cenários”, concedeu Carlos Monteiro, o porto seco poderá começar pelo aproveitamento da plataforma logística local (PLIE) e do terminal TIR, com o encaminhamento das cargas a ser feito por camião, ou pela Linha da Beira Baixa… para os portos de Lisboa ou Setúbal.
Mas o projecto não é esse. O projecto, apadrinhado pela autarquia e pelo Porto de Leixões e pelos concessionários Yilport Leixões e TCGL (representados no evento por Nuno David Silva e Urbano Gomes) é mesmo criar na Guarda um porto a que só faltarão a água e os navios. Alargando o hinterland do porto nortenho até para lá da fronteira de Vilar Formoso e facilitando o encaminhamento de meio milhão de toneladas de/para a região centrada na Guarda.
E a ideia é mesmo avançar em 2021, com ou sem terminal ferroviário, até porque não se pode estar sempre a adiar o que se anuncia, disse Nuno Araújo, já depois da intervenção de Carlos Fernandes.
O porto seco da Guarda deverá (deveria?) ser o primeiro do País e o primeiro de uma rede que Leixões se propõe implementar, desde logo, em negociação… com a Infraestruturas de Portugal.
E o porto seco de Famalicão QUE AGUARDA HÁ 1 ANO PELA LICEMÇCA de construção e a DHL que aguarda há 10 anos para investir no aeroporto de Lisboa é a vergonha socialista ao mais baixo nível, Pedro nuno Santos !?