Foram ontem publicados em Diário da República os concursos públicos para os estudos e projectos de modernização de dois troços da Linha do Alentejo.
O Plano Nacional de Investimentos (PNI 2030) já mexe. A Infraestruturas de Portugal (IP) lançou ontem os concursos para preparar a modernização do troço Casa Branca -Beja (com a possível extensão ao aeroporto de Beja) e a duplicação e modernização do troço Poceirão – Bombel e bifurcação de Águas de Moura Sul, na Linha do Alentejo.
O valor dos dois contratos ascende a 5,98 milhões de euros.
No troço Casa Branca – Beja pretende-se assegurar a circulação de comboios de tracção eléctrica e a instalação de sistemas de sinalização, controlo, comando e telecomunicações. O contrato inclui também a realização de um estudo de viabilidade técnico-financeira para a criação de uma ligação ferroviária ao aeroporto de Beja.
Já no caso da modernização do Poceirão – Bombel prev-se a duplicação da via, a colocação de um novo sistema de catenária, sistemas de sinalização, controlo, comando e telecomunicações, e ainda a intervenção na Bifurcação de Águas de Moura Sul.
Em comunicado, a IP lembra que a modernização da Linha do Alentejo prevê, entre outros objectivos, a redução dos tempos de viagem através do aumento da velocidade comercial, a instalação de novos sistemas de sinalização electrónica de acordo com o standard europeu (ETCS) e a circulação de comboios de mercadorias de até 750 metros de extensão.
Os dois projectos integram o PNI 2030. O primeiro, enquadra-se na Modernização das ligações a Beja e Faro e o segundo no Corredor Internacional Sul (2.ª Fase).