O Governo mandou a Infraestruturas de Portugal (IP) estudar a mudança de bitola no troço Norte da Linha do Vouga, para poder ligá-la à Linha do Norte.
“Relativamente à Linha do Vouga, nós vamos estudar – e eu pedi à IP para estudar – e avaliar a possibilidade de converter a bitola, em parte da linha, para bitola ibérica”, afirmou o secretário de Estado das Infraestruturas, Hugo Espírito Santo, numa audição no Parlamento.
Em causa estará também “avaliar a electrificação e fazer a ligação à Linha do Norte”, disse o governante, garantindo que tal “vai ser objecto de estudo pela IP rapidamente”.
Em Dezembro, em resposta ao Movimento Cívico pela Linha do Vouga, a IP já tinha admitido o cenário de mudança de bitola em parte da Linha do Vouga e serviços directos entre Oliveira de Azeméis e Porto – Campanhã.
A Linha do Vouga está actualmente a ser renovada em bitola métrica em toda a sua extensão.
Em Novembro, a IP encomendou um estudo de procura e uma análise de custo-benefício acerca da Linha do Vouga, visando investimentos futuros e incluindo a ligação à Linha do Norte, consultou a “Lusa”.
De acordo com o contrato assinado com a VTM Consultores, em causa está “um estudo de procura, incluindo a análise custo benefício para a Linha do Vouga, visando estimar os tráfegos de passageiros passíveis de serem captados pela ferrovia”.
O estudo, a ser entregue até Outubro próximo, deve considerar “a componente intramodal Linha do Vouga/Linha do Norte e intermodal considerando a complementaridade com os restantes modos de transporte, num horizonte de 30 anos”.
Hugo Espírito Santo disse ainda que o Governo pretende que o projecto de execução para a renovação da Linha do Norte entre Ovar e Espinho seja aprovado ainda este mês, pretendendo “lançar o concurso da empreitada em Abril”.