Domingo, Julho 13, 2025
  • Login
Transportes & Negócios
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    Turismo e ferrovia

    A Europa e os comboios noturnos

    Vítor Figueiredo reeleito na APOL

    Desafios vs. Conveniência

    Intermodalidade: uma escolha do coração… e da razão

    O horizonte é o nosso destino: Portugal, a futura plataforma logística do Mundo

    A nova corrida ao Ártico: o tabuleiro global das ambições climáticas e geopolíticas

    Concessões portuárias não são PPP

    A inovação no sector dos transportes

    Resiliência na Supply Chain: da prevenção à vantagem competitiva

    Discutir o NAL não pode ser discutir a TAP

    Voar com a patrulha pata

  • ENTREVISTAS
    Apoios à ferrovia devem ir além dos operadores

    Apoios à ferrovia devem ir além dos operadores

    Viana do Castelo à espera do OE para dar o “salto”

    Viana do Castelo à espera do OE para dar o “salto”

    Transitários serão empresas de alta tecnologia

    Transitários serão empresas de alta tecnologia

    Devlop prestes a fechar mais uma compra

    Experiência do NEXUS deve ter continuidade

  • INICIATIVAS
    • EDIÇÕES T&N / RISCOS
    • PORTO MARITIME WEEK 2024
    • SEMINÁRIOS T&N
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
    • PRÉMIOS DE CARGA
    • WEBINARS T&N
  • NEWSLETTER
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    Turismo e ferrovia

    A Europa e os comboios noturnos

    Vítor Figueiredo reeleito na APOL

    Desafios vs. Conveniência

    Intermodalidade: uma escolha do coração… e da razão

    O horizonte é o nosso destino: Portugal, a futura plataforma logística do Mundo

    A nova corrida ao Ártico: o tabuleiro global das ambições climáticas e geopolíticas

    Concessões portuárias não são PPP

    A inovação no sector dos transportes

    Resiliência na Supply Chain: da prevenção à vantagem competitiva

    Discutir o NAL não pode ser discutir a TAP

    Voar com a patrulha pata

  • ENTREVISTAS
    Apoios à ferrovia devem ir além dos operadores

    Apoios à ferrovia devem ir além dos operadores

    Viana do Castelo à espera do OE para dar o “salto”

    Viana do Castelo à espera do OE para dar o “salto”

    Transitários serão empresas de alta tecnologia

    Transitários serão empresas de alta tecnologia

    Devlop prestes a fechar mais uma compra

    Experiência do NEXUS deve ter continuidade

  • INICIATIVAS
    • EDIÇÕES T&N / RISCOS
    • PORTO MARITIME WEEK 2024
    • SEMINÁRIOS T&N
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
    • PRÉMIOS DE CARGA
    • WEBINARS T&N
  • NEWSLETTER
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
Transportes & Negócios
Sem resultados
Ver todos os resultados

IP executou 600 milhões do Ferrovia 2020

por T&N
29/04/2022
em Destaque, Infra-estruturas
1
Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedinPartilhar no Whatsapp

No final de 2021, a execução financeira do Ferrovia 2020 atingiu os 600 milhões de euros, em termos acumulados, anuncia a Infraestruturas de Portugal (IP) no seu Relatório e Contas.

No ano passado, a execução financeira do plano de investimentos Ferrovia 2020 atingiu os 195,8 milhões de euros, o que representou um crescimento de 43% face ao exercício anterior, refere a gestora da infra-estrutura.

Lertambém

TAP será reprivatizada em 49,9%

TAP será reprivatizada em 49,9%

10/07/2025
Porto Seco da Guarda pronto em Março

Porto Seco da Guarda pronto em Março

09/07/2025

Detalhando, no Corredor Internacional  Sul foram executados 96,3 milhões de euros, no Corredor Norte – Sul foram 47,1 milhões, no Corredor Internacional Norte 35,7 milhões e nos corredores complementares 16 milhões.

No balanço que faz da realização do Ferrovia 2020 (um investimento global superior a dois mil milhões de euros), a IP fala em “franco desenvolvimento real, com cerca de 84% do esforço (alocação da totalidade do investimento de cada empreendimento à sua fase e valores atuais) em fase de obra (em contratação ou em curso) ou mesmo já concluído”.

“Em termos de empreitadas, se falarmos apenas nas que já estão em curso ou em contratação, contabilizamos 1 032 milhões de euros, ao que, acresce cerca de 160 milhões de euros de Sinalização e Telecomunicações já em contratação ou em curso, no regime conceção/construção. O investimento em projetos que estão em contratação ou em curso é de 6 milhões de euros”, acrescenta.

Regresso aos lucros

No exercício de 2021, a IP obteve um resultado líquido positivo de 14 milhões de euros, que contrasta com as perdas de 56 milhões sofridas em 2020.

O EBITDA cresceu 12% e fixou-se nos 497 milhões de euros.

A melhoria ficou a dever-se ao crescimento do tráfego nas infra-estruturas rodoviária e ferroviária que, mesmo atingir ainda os níveis anteriores à pandemia, permitiram aumentos de 52 milhões da contribuição do serviço rodoviário e de cinco milhões de euros da taxa de utilização da rede ferroviária.

Ao invés, a receita de portagens caiu 5%, ou 15 milhões de euros, à conta dos novos descontos introduzidos em Julho nas ex-SCUT, refere e empresa.

No final do ano, a dívida financeira da IP ascendia 4,145 mil milhões de euros, numa redução de 640 milhões face a 2020. Ao longo do exercício, o Estado procedeu a aumentos de capital num total de 1,613 mil milhões de euros.

 

Notícias Relacionadas

APEF critica qualidade e custos da infra-estrutura ferroviária
Ferroviário

APEF critica qualidade e custos da infra-estrutura ferroviária

02/07/2025
IP investiu metade do previsto no trimestre
Infra-estruturas

IP investiu metade do previsto no trimestre

25/06/2025
IP lança quadruplicação da Linha do Minho
Ferroviário

IP lança quadruplicação da Linha do Minho

20/02/2025
A seguir
Stellantis cria mais um turno em Mangualde

Stellantis de Mangualde entra em 'lay-off'

Comentários 1

  1. luis pereira says:
    3 anos atrás

    Estamos em 2022 e a IP apresenta número de 2020, sempre atrasada nas obras é o estado de toda esta incompetência socialista que nos desgoverna há 20 anos, é Portugal no seu Pior, infelizmente, vergonha.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

+ Recentes

Porto da Figueira da Foz reforça nos painéis solares

Porto da Figueira da Foz reforça nos painéis solares

11/07/2025
Sines promoveu sessão de esclarecimento sobre novo Sistema de Entrada/Saída nas fronteiras marítimas

Sines promoveu sessão de esclarecimento sobre novo Sistema de Entrada/Saída nas fronteiras marítimas

11/07/2025
Porto de Aveiro investe na produção de energia renovável

Porto de Aveiro investe na produção de energia renovável

11/07/2025
DPD expande envios com etiquetas digitais

DPD expande envios com etiquetas digitais

10/07/2025
Transportes & Negócios

Apartado 30
4585-592 Recarei
fernando.goncalves@transportesenegocios.pt

+ SECÇÕES

Combinado
Economia e Mercados
Formação
Imobiliário
Infra-Estruturas
Logística

 

Mobilidade
Pessoas
Press Releases
Tecnologia
Transportes
Shortsea
Veículos Comerciais

           SOBRE

 Quem somos
 Contactos
 Estatuto Editorial
 Ficha Técnica
 Publicidade
 Política de Privacidade
 Termos e Condições

© 2020 Transportes & Negócios - Todos os direitos reservados

Bem vindo de volta!

Login na sua conta abaixo

Esqueceu a Password?

Recupere a sua senha

Por favor introduza o seu nome de usuário ou endereço de email para redefinir a sua senha.

Log In

Adicionar Nova Playlist

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
  • ENTREVISTAS
  • INICIATIVAS
    • EDIÇÕES T&N / RISCOS
    • PORTO MARITIME WEEK 2024
    • SEMINÁRIOS T&N
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
    • PRÉMIOS DE CARGA
    • WEBINARS T&N
  • NEWSLETTER
  • ASSINAR T&N

© 2021 Transportes & Negócios | Todos os direitos reservados