A Infraestruturas de Portugal (IP) executou 50% do investimento previsto no primeiro trimestre, mas superou os lucros, anunciou.
“Em termos de Investimento nas redes Ferroviária e Rodoviária, incluindo Investimentos de Apoio à Gestão (IEAG’s), no período em análise [primeiro trimestre de 2024] foi realizado um valor de 100 milhões de euros, o que representa um aumento de 4% face ao período homólogo de 2023 e uma execução de 50% face ao previsto”, refere a IP na síntese do Relatório de Execução Orçamental, hoje divulgado.
O documento não aponta qualquer justificação para a não realização de metade do previsto para o período no Plano de Actividades e Orçamento 2024-2026 (PAO).
A gestora da infra-estrutura destaca, no entanto, “a execução global dos Investimentos incluídos no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) Rodoviário, no valor de 13,9 milhões de euros, mais 6,6 milhões de euros face ao período homólogo de 2023”.
Destaque merece também a melhoria do resultado líquido, que foi positivo em 36,8 milhões de euros, superando o previsto no PAO (24,4 milhões) e e multiplicando os 9,7 milhões verificados no período homólogo de 2023.
“O Resultado Operacional foi positivo em 76,6 milhões de euros, registando-se uma variação negativa de 1,6 milhões de euros face ao valor previsto em PAO e um aumento de 18,4 milhões de euros face ao período homólogo de 2023”, acrescenta o relatório.
Nos rendimentos operacionais registou-se um desvio negativo de 28,6 milhões de euros face ao PAO, justificado sobretudo pela descida das vendas e prestações de serviço em 15,9 milhões de euros, devido às variações negativas dos rendimentos das receitas com portagens (-7,7 milhões de euros), da Consignação do Serviço Rodoviário (-3,7 milhões de euros) e dos Serviços Ferroviários (-3,7 milhões de euros).
A 31 de Março, o resultado financeiro foi negativo em 43,4 milhões de euros (menos 2.8 milhões,, em termos homólogos) e a dívida financeira, em termos nominais, totalizava 3 845,9 milhões de euros (menos 159 milhões de euros).
É uma vergonha a IP executar 50 % apenas do orçamento disponível, no PDR 2020, PRR e PDR 2030, Incompetência MAIOR de Costa e de Pedro Nuno Santos, idem na CP, TAP, Transtejo, CP, etc !
Não admira que a IP não tenha executado a maior parte da renovação da ferrovia nacional, triste lol