Sábado, Agosto 13, 2022
  • Login
Transportes & Negócios

  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • MARÍTIMO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    Contos impopulares [i]

    Transporte marítimo em tempos de guerra

    Financiamento público às Comunidades de Energia Renovável e Autoconsumo Coletivo:

    Financiamento público às Comunidades de Energia Renovável e Autoconsumo Coletivo:

    O que é um Porto?

    O papel dos carregadores na sustentabilidade do transporte

    Contos impopulares [i]

    O frenesim de comprar e vender navios

    Repensar a (i)razoabilidade da decisão

    Venha lá “fartura” que esta fome já ninguém atura

    Perigoso é o (des)conhecimento!

    Contentores são caixinhas de surpresas

  • ENTREVISTAS
    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Joaquim Guerra, Presidente da Plataforma Ferroviária Portuguesa

    Entrevista a Joaquim Guerra (Plataforma Ferroviária Portuguesa)

  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • MARÍTIMO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    Contos impopulares [i]

    Transporte marítimo em tempos de guerra

    Financiamento público às Comunidades de Energia Renovável e Autoconsumo Coletivo:

    Financiamento público às Comunidades de Energia Renovável e Autoconsumo Coletivo:

    O que é um Porto?

    O papel dos carregadores na sustentabilidade do transporte

    Contos impopulares [i]

    O frenesim de comprar e vender navios

    Repensar a (i)razoabilidade da decisão

    Venha lá “fartura” que esta fome já ninguém atura

    Perigoso é o (des)conhecimento!

    Contentores são caixinhas de surpresas

  • ENTREVISTAS
    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Joaquim Guerra, Presidente da Plataforma Ferroviária Portuguesa

    Entrevista a Joaquim Guerra (Plataforma Ferroviária Portuguesa)

  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
Transportes & Negócios
Sem resultados
Ver todos os resultados
Home Notícias Ferroviário

IP identificou cinco alternativas à Bobadela

por T&N
30/03/2022
em Destaque, Ferroviário, Logística
0
Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedinPartilhar no Whatsapp

Castanheira do Ribatejo, Carregado, Rio Maior, Barreiro e Poceirão são as cinco possíveis alternativas à Bobadela identificadas pela IP.

À “Lusa”, a fonte da IP que avançou as localizações possíveis, ressalvou que, nesta fase, está a ser levada a cabo uma “análise de viabilidade de algumas soluções técnicas” e uma recolha de “contributos ou propostas de outras localizações que possam fazer sentido”.

O encerramento da plataforma da Bobadela, uma velha aspiração do município de Loures, ficou decidido com a escolha do local para acolher as Jornadas Mundiais da Juventude, em 2023, o maior evento da igreja católica dedicado aos jovens, e que trará a Portugal o Papa Francisco.

De acordo com o calendário aprovado pelo Governo em 2021, a relocalização definitiva da Bobadela terá de ficar concluída em 2026. No imediato, até 2023, apenas serão desactivados dois dos terminais existentes, ficando apenas a funcionar o Parque Norte.

“Foi determinado centralizar toda a actividade logística dos três terminais existentes no denominado Terminal Norte, garantindo uma solução com capacidade operacional, que dê resposta às necessidades dos operadores ferroviários e do mercado”, salienta a IP.

P U B L I C I D A D E

“O projecto de adaptação do Parque Norte engloba a construção de três novos edifícios para apoio à operação no terminal”, indica a gestora da infra-estrutura, adiantando que a intervenção representará um investimento de cerca de 8,2 milhões de euros.

A intervenção, que ficará a cargo da Mota-Engil, terá um prazo de execução de 180 dias e terá início após concessão do visto prévio do Tribunal de Contas.

O encerramento da Bobadela é visto com preocupação pela generalidade dos operadores, que alertam para o aumento dos custos logísticos daí decorrentes. Sobrecustos que será ainda maiores, alertam, se a nova localização ficar a Sul do Tejo, uma vez que a maioria dos volumes movimentados têm origem/destino a Norte de Lisboa.

 

Notícias Relacionadas

Transitários aplaudem estratégia da APDL
Ferroviário

PR promulgou gestão do terminal ferroviário de Leixões pela APDL

09/08/2022
Linha da Beira Alta reabre dentro de 9 meses
Ferroviário

Vilar Formoso sem comboios de mercadorias

01/08/2022
APDL gere o terminal ferroviário de Leixões
Ferroviário

APDL gere o terminal ferroviário de Leixões

28/07/2022
A seguir
Takargo lança curso de maquinista

Takargo lança curso de maquinista

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

+ Recentes

DHL Express aumenta preços em 3,9%

DHL Express investe milhões em Munique

12/08/2022
Governo defende Sines como hub de gás natural

Gasoduto desde Portugal é questão de meses

12/08/2022
IP quer terminais no Corredor Internacional Sul

UE quer migração da bitola ibérica até 2030

12/08/2022
Figueira da Foz com recorde de mercadorias

Figueira da Foz cresce 20% até Julho

12/08/2022
Transportes & Negócios

Apartado 30
4585-592 Recarei
fernando.goncalves@transportesenegocios.pt

+ SECÇÕES

Combinado
Economia e Mercados
Formação
Imobiliário
Infra-Estruturas
Logística

 

Mobilidade
Pessoas
Press Releases
Tecnologia
Transportes
Shortsea
Veículos Comerciais

           SOBRE

 Quem somos
 Contactos
 Estatuto Editorial
 Ficha Técnica
 Publicidade
 Política de Privacidade
 Termos e Condições

© 2020 Transportes & Negócios - Todos os direitos reservados

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • MARÍTIMO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
  • ENTREVISTAS
  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N

© 2021 Transportes & Negócios | Todos os direitos reservados

Bem vindo de volta!

Login na sua conta abaixo

Esqueceu a Password?

Recupere a sua senha

Por favor introduza o seu nome de usuário ou endereço de email para redefinir a sua senha.

Log In

Adicionar Nova Playlist