A Medway e a Captrain Portugal (ex-Takargo) já receberam mais de 3,8 milhões de euros de indemnização pelo fecho da Linha da Beira Alta.
A indemnização foi paga pela Infraestruturas de Portugal (IP). A informação foi disponibilizada pelo Ministério das Infraestruturas em resposta a questões colocada pelo deputado comunista António Filipe.
As indemnizações pagas à Medway e à Captrain Portugal têm por referência os sobrecustos suportados pelas duas operadoras de transporte ferroviário de mercadorias ao desviarem os tráfegos para outras linhas ou para a rodovia.
As indemnizações abrangem apenas os serviços que as duas operadoras já realizavam antes do encerramento da Linha da Beira Alta, deixando de fora quaisquer novos tráfegos entretanto conquistados.
Nas respostas ao deputado António Filipe, o gabinete de Miguel Pinto Luz adiantou que, “de acordo com o estabelecido no Directório da Rede, a IP aplica uma política de indemnizações similar em todas as obras que implicam encerramentos prolongados da infra-estrutura”.
À CP foram já pagos 7,8 milhões de euros de indemnização pela impossibilidade de operar serviços na Linha da Beira Alta.
A Linha da Beira Alta encerrou a 19 de Abril de 2022, em princípio por nove meses. Agora, a IP espera reabri-la no final do ano. Mas muitos problemas persistem.