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IP lança quadruplicação da Linha do Minho

... no troço Contumil - Ermesinde

por T&N
20/02/2025
em Ferroviário, Infra-estruturas
0
IP lança quadruplicação da Linha do Minho
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Um pouco menos de quatro anos e 150 milhões de euros é quanto deverá demorar e custar a quadruplicação da Linha do Minho entre Contumil e Ermesinde, no acesso ao Porto.

A Infraestruturas de Portugal (IP) lançou esta quarta-feira o concurso público para o alargamento da Linha do Minho, de duas para quatro vias, no troço entre Contumil e Ermesinde (Valongo), com um preço base de 150 milhões de euros.

De acordo com o anúncio publicado em Diário da República, em causa está a passagem do troço entre Contumil e Ermesinde para quatro vias, permitindo resolver um estrangulamento na operação ferroviária a norte do Porto, aumentando a capacidade do eixo que recebe comboios das linhas do Minho e do Douro.

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As propostas podem ser apresentadas até 19 de Maio. O contrato terá uma duração de 1 385 dias, ou seja, cerca de três anos e dez meses para execução das obras, entre 2025 e 2029. O preço base é de 150 milhões de euros.

A quadruplicação da Linha do Minho é importante para o tráfego de passageiros (uma vez que ali confluem os serviços da CP Alfa, Intercidades, da Linha do Minho e da Linha do Douro e suburbanos do Porto), mas também para o tráfego de mercadorias.

Já em 2019, aquando do anúncio do projecto do terminal da Medway em Lousado Carlos Vasconcelos, presidente da operadora ferroviária, pediu a Pedro Marques, então ministro das Infraestruturas, o aumento da capacidade naquele troço da Linha do Minho. Na altura, a Medway propunha-se realizar até 12-14 comboios de 750 metros/dia.

O terminal de Lousado sofreu entretanto derrapagens várias, mas o facto é que também só agora parece ir avançar a quadruplicação da via.

De acordo com o Estudo de Impacto Ambiental, a realização da obra implicará a demolição de 88 edifícios ao longo do traçado, dos quais 21 habitações atualmente em uso. Prevêem-se também melhorias nas estação de Ermesinde e Rio e no apeadeiro de Palmilheira/Águas Santas, além do aumento da capacidade de estacionamento.

Contas feitas, o custo total da intervenção projectada poderá chegar aos 219,5 milhões de euros, de acordo com uma portaria publicada em Novembro passado.

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