A modernização do troço Celorico da Beira – Guarda, da Linha da Beira Alta, custará menos 47 milhões de euros que o inicialmente previsto.
A Infraestruturas de Portugal (IP) contratou com o consórcio Conduril/Somafel/Teixeira Duarte a modernização daquele troço da Linha da Beira Alta por 53,112 milhões de euros. O concurso da empreitada foi lançado em Março passado, com um valor base de 90,4 milhões de euros.
O troço a intervencionar tem uma extensão de 46 quilómetros. Além da modernização integral da superestrutura, prevê-se, entre outras melhorias, a ampliação e adaptação das estações de Celorico da Beira, Pinhel, Vila Francas das Naves e Guarda para poderem acolher comboios com 750 metros de comprimento. Igualmente prevista está a supressão de duas passagens de nível.
O contrato foi assinado, mas fica ainda a faltar o visto prévio do Tribunal de Contas para se poder avançar com a consignação da obra.
O prazo para a realização dos trabalhos é de 760 dias.
No início deste mês, a IP anunciou a adjudicação da modernização do troço Santa Comba Dão – Mangualde, também da Linha da Beira Alta, por menos menos de metade do valor base do concurso, numa poupança de 55 milhões de euros.
A modernização da Linha da Beira Alta é co-financiada em 85% pela União Europeia, através do programa CEF.