A Infraestruturas de Portugal (IP) propôs ao Governo antecipar a chegada da Alta Velocidade ao aeroporto Francisco Sá Carneiro, por “troca” com a entrada em Lisboa.
“Foi proposto ao Governo […] que fosse antecipada a ligação ao aeroporto Francisco Sá Carneiro, e que os comboios de Alta Velocidade pudessem chegar mais cedo, não só a Campanhã, mas depois a uma nova estação no aeroporto”, disse hoje Carlos Fernandes, vice-presidente da IP, na Portugal Railway Summit 2022, que decorre no terminal de cruzeiros de Leixões.
A proposta de antecipação relaciona-se com a possível disponibilidade de verbas provenientes do adiamento de investimentos na ligação à estação do Oriente, em Lisboa.
“Estavam previstas duas fases, a IP propôs ao Governo a constituição de uma terceira fase”, que corresponde ao troço Carregado – Lisboa, para que este “seja atrasado, provavelmente, para depois de 2040”.
Segundo Carlos Fernandes, os dois ou três minutos de viagem perdidos com a não execução dessa obra até Lisboa permitiram alocar verbas para a ligação ao aeroporto Francisco Sá Carneiro.
O projeto de Alta Velocidade está previsto ser finalizado até 2030, com a primeira fase, correspondente ao troço Porto – Soure (Coimbra), com obras entre 2026 e 2028.
A ligação ao aeroporto do Porto estava inicialmente prevista na segunda fase, envolvendo a ligação a Vigo, mas é agora pretensão da IP antecipá-la.
Carlos Fernandes confirmou ainda que “está em estudos, mas está já prevista, uma nova estação em Gaia, que será a primeira estação da Área Metropolitana do Porto”. “Ou seja, onde os comboios já irão a travar para chegar a Campanhã”, explicou, confirmando as informações avançadas em tempo pelo presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues.