A Infraestruturas de Portugal (IP) anuncia para segunda-feira a reabertura do troço Celorico da Beira – Guarda da Linha da Beira Alta. Na prática, fica tudo (quase) na mesma…
O comunicado da IP dá conta da reposição do “serviço de passageiros no troço entre Celorico da Beira e Vilar Formoso, na Linha da Beira Alta” no próximo dia 25, segunda-feira. É verdade, mas de facto, e no que à modernização da Linha da Beira Alta interessa, a novidade cinge-se à reabertura do troço entre Celorico da Beira e a Guarda, uma vez que a partir dali e até à fronteira a circulação de comboios (pela Linha da Beira Baixa, que partilha o percurso) não foi interro,mpida.
Mais de dois anos depois do encerramento da Linha da Beira Alta, entre Pampilhosa e Guarda, numa distância de 168 quilómetros, para acelerar os trabalhos de modernização, serão reabertos ao tráfego 38 quilómetros…
“As intervenções entre Pampilhosa e Celorico da Beira encontram-se também já numa fase adiantada de desenvolvimento, no entanto, em virtude da extensão, características específicas e complexidade técnica dos trabalhos em curso, existe a necessidade de ainda manter interdita a circulação ferroviária neste troço nos próximos meses”, afirma a IP, em comunicado, sem se comprometer com uma data. Será algures no primeiro trimestre de 2025. Ou no primeiro semestre.
Até lá, e na prática, a reabertura parcial da Linha da Beira Alta pouco ou nada trará de novo. A CP lançará dois comboios diários em cada sentido, mas o grosso dos passageiros continuará a viajar de autocarro. No que toca às mercadorias, a reabertura não terá qualquer impacto.
Ainda que se confirme a reabertura da Linha Beira Alta em toda a sua extensão durante o primeiro trimestre/semestre do próximo ano, certo é que o sistema ERTMS só estará disponível em 2026. E a adaptação do gabarit para a realização de auto-estradas ferroviárias não estará ainda sequer calendarizada.
Infelizmente nada.melhorará relativamente à Bobadela, mantem-se tudo igual como na linha da Beira Alta, devagar, devagarinho e parada, éTriste !
É realmente triste, muito triste, tal como o que se está a passar com o Teatro Macional D. MaruaII: agora diz-se que reabrirá em 2026? a ver vamos…esperando um novo adiamento? sucessivos “erros de engano” de quem? seria bom os contribuintes saberem.
Já agora: valerá a pena continuar a ter um “Teatro Nacional”, edifício), onde se gastam milhões e que apenas tem servido Lisboa e arredores? eu resido em Lisboa e há dezenas de anos sou um amante de teatro mas…não seria mais atraente haver uma Companhia Nacional itinerante como vem acontecendo agora durante as “obras de Santa Engrácia”?: atraente para a Nação, eventualmente menos oneroso. Não faltam teatros municipais que poderiam acolher a Companhia Nacioal quando viesse a Lisboa.
O bonito edifício actual poderia ser um monumento nacional aberto a visitas guiadas como em Paris fizeram com a velha e lindíssima Ópera da Bastilha. Isto é uma opinião que vale o que vale.
O comentário deveria restringir-se à mal amada linha da Beira Alta mas…nestas coisas decidem, como é seu dever, os alegados iluminados cérebros nacionais.
É preciso espersr atê 2026 pata assistir à reabertura da linha da beira alta ? E o início da construção do hub ferroviârio da MEDWAY vai ser iniciada em 2027 ? É muito complicado mesmo porque ambos têm consequências determinantes para o Norte !