O Irão e a Airbus assinaram um acordo de princípio para a aquisição de 118 aviões com um valor de catálogo superior a 25 mil milhões de dólares (22,9 mil milhões de euros).
Airbus A380

O acordo foi alcançado esta semana, durante a visita a França do Presidente do Irão, Hasán Rouhaní, que se encontra a fazer um périplo pela Europa após o fim do embargo económico a Teerão.

Caso a encomenda se concretize, a Airbus fornecerá ao Irão 45 aviões da família A320 e 45 aparelhos A330, assim como 16 aeronaves A350 e 12 unidades do gigante A380. Neste último caso, o negócio representará um importante “balão de oxigénio” para o programa do A380, que ainda luta para atingir o break-even e que nos últimos meses garantiu poucas encomendas.

“O acordo supõe a primeira etapa para restabelecer o prestígio da aviação civil na região e, em conjunto com parceiros como a Airbus, ofereceremos novos serviços sem paralelo”, afirmou, citado pela “Bloomberg” o presidente da Iran Air, Farhad Parvaresh.

O CEO da Airbus, Fabrice Brégier, por seu turno, celebrou o regresso de Teerão “ao seio da comunidade da aviação civil internacional”.

 

Tags:

Comments are closed.