A Islamic Republic of Iran Shipping Lines (IRISL) regressou esta semana à Europa, com a escala, ontem, do navio porta-contentores Azargoun no porto de Hamburgo.

IRISL

Este regresso da companhia iraniana, que foi anunciado em Fevereiro, acontece cinco anos após a interrupção das operações e resulta do levantamento do embargo económico ao regime de Teerão.

O serviço da IRISL em causa é o European Container Line (ECL), que opera com navios de 2 500 TEU entre Hamburgo, Antuérpia, Génova, Istanbul, Port Said e Bandar Abbas. O Azargoun tem 207 metros de comprimento e 29,8 metros de largura e foi construído para a IRISL pelo então estaleiro Aker MTW, em Wismar (Alemanha), em 2003.

Além do ECL, a IRISL anuncia também a retoma do serviço de carga geral entre o Norte da Europa e o Golfo Pérsico.

A IRISL opera actualmente com uma frota de cerca de 170 navios, oferecendo ligações regulares para o East Asia, SE Asia, Mediterrâneo e East Africa.

Agora que pode regressar aos principais mercados mundiais, a IRISL terá planos ambiciosos de crescimento, com os analistas a anteciparem encomendas de navios na casa dos 18 000 TEU.

A IRISL firmou entretanto uma parceria com a CMA CGM mas, a companhia gaulesa já o disse, não deverá integrar a futura aliança que estará em preparação.

 

Tags:

Os comentários estão encerrados.