A Irizar aproveitou a inauguração oficial da sua fábrica de autocarros eléctricos para apresentar o ieTruck, um camião 100% eléctrico.

Ainda sem data oficial para comercialização, o camião eléctrico da Irizar será equipado com o mesmo motor e as mesmas baterias que alimentam os autocarros eléctricos da marca. Para aumentar a autonomia, será possível a instalação de um pantógrafo para alimentação eléctrica por catenária.

O protótipo apresentado distingue-se pela cabina de quatro lugares rebaixada (a mais baixa do mercado, garante a maca) e com uma grande frente envidraçada, a pensar nos percursos urbanos e em especial na recolha de resíduos.

Com uma capacidade de carga de 18 toneladas, o ie Truck poderá, no entanto, ter outras utilizações industriais. O chassis permite a instalação de diferentes tipos de superestruturas sem necessidade de quaisquer modificações.

Um autocarro eléctrico a cada dois dias

O camião eléctrico da Irizar foi apresentado na inauguração da primeira fábrica europeia exclusivamente dedicada à produção de veículos eléctricos.

Localizada em Aduna, no País Basco, a nova unidade começou a funcionar em 2017 e ali são produzidos os autocarros eléctricos da marca, ao ritmo de um a cada dois dias.

A produção deverá duplicar já a partir de Setembro, mas ainda assim ficará longe da capacidade instalada, que é de mil unidades/ano. O que deixa espaço para crescer… também nos camiões.

 

 

Os comentários estão encerrados.