A Irizar prepara para o primeiro semestre do próximo ano o lançamento nos EUA dos seus autocarros integrais. A prazo, o construtor basco conquistar 20% do mercado, que será então servido a partir da fábrica do México.
No imediato, os autocarros destinados aos “States” serão produzidos em Espanha. Em declarações ao “El Pais”, o director-geral da marca justifica com as competência ímpares existentes na sede da empresa, fundamentais para garantir que tudo resulte perfeito. Além disso, a unidade espanhola tem actualmente capacidade excedentária e preparar a unidade mexicana demorará ainda dois ou três anos.
Produzir e exportar os autocarros a partir de Espanha encarece o produto, mas a Irizar confia que o sobrecusto não será excessivo quando se está a falar de autocarros de luxo altamente sofisticados em termos de equipamento.
Os clientes-alvo da Irizar nos EUA serão os grandes transportadores, porque o objectivo é crescer rapidamente. Para isso está também em construção uma rede de assistência e distribuição a nível nacional. Todavia, por força da omnipresença do avião, o mercado norte-americano de autocarros de luxo vale apenas cerca de 1 500 unidades/ano. A marca espanhola quer uma fatia de 20%, mas isso só representará umas 300 unidades.
Esta investida da Irizar sobre os EUA é, na verdade, um regresso. A primeira tentativa ocorreu no final da década de 90. As vendas chegaram a atingir as 100 unidades mas o projecto falhou por causa da falência do distribuidor local e da impossibilidade de encontrar um construtor de chassis a que se associar.
A Irizar aposta cada vez mais na produção de autocarros integrais, tendo vendido este ano cerca de 100 unidades na Europa.
O construtor basco tem unidades industriais em Espanha, Brasil, Marrocos, México, África do Sul e Índia. No ano passado produziu 4 850 autocarros. Um recorde.