Terça-feira, Julho 15, 2025
  • Login
Transportes & Negócios
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    Turismo e ferrovia

    A Europa e os comboios noturnos

    Vítor Figueiredo reeleito na APOL

    Desafios vs. Conveniência

    Intermodalidade: uma escolha do coração… e da razão

    O horizonte é o nosso destino: Portugal, a futura plataforma logística do Mundo

    A nova corrida ao Ártico: o tabuleiro global das ambições climáticas e geopolíticas

    Concessões portuárias não são PPP

    A inovação no sector dos transportes

    Resiliência na Supply Chain: da prevenção à vantagem competitiva

    Discutir o NAL não pode ser discutir a TAP

    Voar com a patrulha pata

  • ENTREVISTAS
    Apoios à ferrovia devem ir além dos operadores

    Apoios à ferrovia devem ir além dos operadores

    Viana do Castelo à espera do OE para dar o “salto”

    Viana do Castelo à espera do OE para dar o “salto”

    Transitários serão empresas de alta tecnologia

    Transitários serão empresas de alta tecnologia

    Devlop prestes a fechar mais uma compra

    Experiência do NEXUS deve ter continuidade

  • INICIATIVAS
    • EDIÇÕES T&N / RISCOS
    • PORTO MARITIME WEEK 2024
    • SEMINÁRIOS T&N
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
    • PRÉMIOS DE CARGA
    • WEBINARS T&N
  • NEWSLETTER
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    Turismo e ferrovia

    A Europa e os comboios noturnos

    Vítor Figueiredo reeleito na APOL

    Desafios vs. Conveniência

    Intermodalidade: uma escolha do coração… e da razão

    O horizonte é o nosso destino: Portugal, a futura plataforma logística do Mundo

    A nova corrida ao Ártico: o tabuleiro global das ambições climáticas e geopolíticas

    Concessões portuárias não são PPP

    A inovação no sector dos transportes

    Resiliência na Supply Chain: da prevenção à vantagem competitiva

    Discutir o NAL não pode ser discutir a TAP

    Voar com a patrulha pata

  • ENTREVISTAS
    Apoios à ferrovia devem ir além dos operadores

    Apoios à ferrovia devem ir além dos operadores

    Viana do Castelo à espera do OE para dar o “salto”

    Viana do Castelo à espera do OE para dar o “salto”

    Transitários serão empresas de alta tecnologia

    Transitários serão empresas de alta tecnologia

    Devlop prestes a fechar mais uma compra

    Experiência do NEXUS deve ter continuidade

  • INICIATIVAS
    • EDIÇÕES T&N / RISCOS
    • PORTO MARITIME WEEK 2024
    • SEMINÁRIOS T&N
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
    • PRÉMIOS DE CARGA
    • WEBINARS T&N
  • NEWSLETTER
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
Transportes & Negócios
Sem resultados
Ver todos os resultados

IRU alerta para o envelhecimento dos motoristas

por T&N
16/04/2025
em Rodoviário
0
IRU alerta para o envelhecimento dos motoristas
Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedinPartilhar no Whatsapp

A IRU avisa para a “bomba relógio” que ameaça o transporte rodoviário de mercadorias, com o aumento da idade média dos motoristas a agravar a escassez de profissionais do volante que já hoje se sente.

O mais recente relatório da IRU sobre a escassez de motoristas, relativo a 2024, confirma o agravar da situação global, com cada vez menos motoristas jovens (menos de 25 anos) e cada vez mais profissionais a aproximarem-se da idade da refor,a.

Em resultado de um inquérito a 5 100 empresas transportadoras, em 36 países que representam 70% do PIB mundial, a IRU concluiu que faltam cerca de 3,6 milhões de motoristas para suprir as necessidades actuais. Só na Europa faltarão 426 mil. Cerca de 70% das empresas inquiridas consideraram “difícil” ou “muito difícil” contratar profissionais do volante.

Lertambém

Transmaia reforça-se com dez Actros L Pro Cabin

Transmaia reforça-se com dez Actros L Pro Cabin

07/07/2025
CE propõe prolongar isenção de portagens a pesados zero emissões

CE propõe prolongar isenção de portagens a pesados zero emissões

27/06/2025

A situação só não piorou, face a 2023, sustenta a IRU, porque se verificou um abrandamento da actividade transportadora.

Mas as perspectivas para o futuro próximo não são optimistas, com a diminuição da percentagem de motoristas com menos de 25%: apenas 6,5% em termos globais, 4,3% na Europa, 3% na Polónia e em Espanha, 2,6% na Alemanha, 2,2% em Itália.

Ao invés, os motoristas com mais de 55 anos representam já 31,6% do efectivo total, chegando aos 45% em Itália e aos 50% em Espanha. Na Europa, a IRU estima 17% desta força de trabalho aposentar-se-á nos próximos cinco anos.

O problema é grave e estrutural, alerta a IRU. E não se resolverá apenas com melhores salários ou melhores condições de trabalho, a avaliar pelos resultados de um estudo realizado pela IRU e pela Truckfly by Michelin em sete grandes mercados europeus.

Os salários médios dos motoristas de camião são entre 30% e 135% superiores ao custo de vida médio nas regiões avaliadas, e 81% estão satisfeitos com o seu trabalho (57% estão mesmo muito ou extremamente satisfeitos).

Então, o que falta? Muita coisa, certamente, consoante os casos, mas desde logo, o acesso a áreas de descanso bem equipadas e um melhor tratamento nos locais de entrega (opinião de 91% dos inquiridos).

“Portanto, os governos precisam integrar melhor as carreiras de motoristas profissionais nos sistemas educativos, eliminando também limites de idade irrealistas para treino e qualificação, e investir mais em áreas de estacionamento e descanso seguras e bem equipadas”, resumiu o secretário-geral da IRU, Umberto de Pretto, citado em comunicado.

Notícias Relacionadas

Alsa Todi instala o primeiro simulador de condução de autocarros
Mobilidade

Alsa Todi instala o primeiro simulador de condução de autocarros

13/06/2025
A escassez de motoristas de pesados na Europa: um problema sem solução à vista
Opinião

A escassez de motoristas de pesados na Europa: um problema sem solução à vista

13/06/2025
Grupo Paulo Duarte premeia desempenho de motoristas
Press Releases

Grupo Paulo Duarte premeia desempenho de motoristas

24/03/2025
A seguir
Contos impopulares [i]

Transporte marítimo - o nuclear à espreita!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

+ Recentes

Grupo Sousa compra transitário Tirgal

Grupo Sousa compra transitário Tirgal

14/07/2025
Logicor acolhe a Iskaypet no LogPlace na Azambuja

Logicor acolhe a Iskaypet no LogPlace na Azambuja

14/07/2025
Frota de porta-contentores inactivos em mínimos

Frota de porta-contentores inactivos em mínimos

14/07/2025
Estivadores juntam-se em Lisboa contra a automação

Estivadores juntam-se em Lisboa contra a automação

14/07/2025
Transportes & Negócios

Apartado 30
4585-592 Recarei
fernando.goncalves@transportesenegocios.pt

+ SECÇÕES

Combinado
Economia e Mercados
Formação
Imobiliário
Infra-Estruturas
Logística

 

Mobilidade
Pessoas
Press Releases
Tecnologia
Transportes
Shortsea
Veículos Comerciais

           SOBRE

 Quem somos
 Contactos
 Estatuto Editorial
 Ficha Técnica
 Publicidade
 Política de Privacidade
 Termos e Condições

© 2020 Transportes & Negócios - Todos os direitos reservados

Bem vindo de volta!

Login na sua conta abaixo

Esqueceu a Password?

Recupere a sua senha

Por favor introduza o seu nome de usuário ou endereço de email para redefinir a sua senha.

Log In

Adicionar Nova Playlist

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
  • ENTREVISTAS
  • INICIATIVAS
    • EDIÇÕES T&N / RISCOS
    • PORTO MARITIME WEEK 2024
    • SEMINÁRIOS T&N
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
    • PRÉMIOS DE CARGA
    • WEBINARS T&N
  • NEWSLETTER
  • ASSINAR T&N

© 2021 Transportes & Negócios | Todos os direitos reservados